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Inovação e Sustentabilidade por Waldir Egenolf Prochnow

24/10/2014 Por: Editorial Dom Bosco
Por Waldir Egenolf Prochnow

inovação e sustentabilidade

Alguns movimentos ambientalistas contemporâneos e muitos autores ecodesenvolvimentistas atribuem a crise ambiental à inovação do desenvolvimento tecnológico e industrial.
Suas convicções estão baseadas no modelo capitalista, cuja inovação tecnológica tem sido vista exclusivamente pelo prisma de uma sociedade globalizada atrelada ao círculo vicioso da economia ortodoxa: produção para consumir; consumir para crescer economicamente.

 
Esta globalização estimula o super-consumo e gera pressões sobre os recursos naturais sem contabilizar os custos sociais e ambientais da produção, alimentada por diretrizes que norteiam os investimentos em design, inovação e marketing (uso intensivo da mídia).
 

Tanto a poluição quanto a depredação de recursos — as duas grandes áreas em que é possível agrupar todos os problemas ambientais e sociais — exige uma reconfiguração completa da inovação tecnológica, desde a regulação dos fluxos de energia, matérias primas e produtos até a reutilização racional de resíduos.

 
Partindo do pressuposto de que Inovação é uma melhoria significativa em produtos (um bem ou um serviço), em processos, ou ainda, uma nova forma de organização do negócio, de acordo com o Manual de Oslo produzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (2005), é preciso distinguir a Inovação Incremental da Inovação Radical e suas contribuições – ou não – para a sustentabilidade.

 
Os avanços tecnológicos e o ganho de destaque das questões de sustentabilidade (socioeconômicas e ambientais) tem alertado a alta direção das organizações sobre a importância crescente do alinhamento entre estes dois conceitos fundamentais.

 
Tecnologia e inovação são abordadas por meio da estratégia empregada pelas organizações ambidestras, cuja característica é investir tanto na melhoria de tecnologias correntes (Inovação Incremental), quanto em novas tecnologias (Inovação Radical), a fim de conquistar vantagem competitiva imediata e futura.
 
Numa perspectiva de longo prazo, tecnologia e inovação assumem papel central importante, pois seu uso estratégico pode ser uma solução atrativa para obter concomitantemente vantagem competitiva e sustentabilidade.

 
Tomemos como exemplo a inovação aplicada a um automóvel: atualizar o modelo não é o mesmo que criar um novo modelo ou criar uma nova tecnologia a ele aplicada. São graus de novidades diferentes.

 
Quando a Volkswagen inovou ao lançar o Gol TotalFlex em 2003 (da Geração 3), fez dele um exemplo de Inovação Radical com viés a sustentabilidade. Ou seja, iniciou uma rota tecnológica não antes explorada. Todos os modelos subsequentes que sofreram apenas melhorias no design (G4, G5 e G6), não passaram de Inovações Incrementais.
 
Para criar uma Inovação Radical no mesmo modelo de veículo, a Volkswagen deveria aplicar a mobilidade deste automóvel utilizando uma nova tecnologia de alimentação, como a híbrida, a elétrica, hidrogênio, solar, etc.

 
Aliás, se levarmos em conta o que muitos críticos afirmam, a indústria automobilística está investindo e inovando “radicalmente” em veículos elétricos. Teremos então, congestionamentos limpos!
 
            Outro exemplo de Inovação Radical rendeu recentemente o Prêmio Nobel de Ciência deste ano a três japoneses. Desde que foi criada por Thomas Alva Edison, a lâmpada incandescente recebeu apenas inovações incrementais (diferentes voltagens e capacidade de iluminação dependendo da área do ambiente). Apesar de uma durabilidade inicial muito maior, a obsolescência programada aplicada pelo cartel de fabricantes de lâmpadas limitou a durabilidade destas lâmpadas em até 1000 horas de uso.

 
            Na década de 2000, popularizam-se as lâmpadas frias (fluorescentes) compactas, cuja Inovação Radical a elas aplicada permite que elas durem acima de 10 mil horas. Mas a Inovação Radical dos japoneses nas lâmpadas de LED (da sigla em inglês, Light Emitting Diode, diodos emissores de luz), permitiram fontes de luz mais brilhantes que economizam ainda mais energia, durando cerca de 100 mil horas.

 
            Na área de serviços, podemos usar o exemplo criado no Brasil na década de 1990, uma Inovação Radical com características sustentáveis com relação à estética automotiva. Em tempos de escassez de água em algumas regiões do Brasil, lavar um carro (que necessita de aproximadamente 380 litros de água) pode ser realizado (sem dor na consciência) por apenas 250 mililitros de uma solução líquida biodegradável à base de cera de carnaúba, com um sistema de limpeza diferenciado do tradicional, que não utiliza detergentes ou outras matérias-primas agressivas ao meio ambiente.
 
            A lavagem em si não gera resíduos líquidos, restando apenas os panos sujos. E estes, encaminhados a uma empresa especializada, voltando ao processo produtivo, tornando todo o processo sustentável. 
 
Inovação pura e simples pode representar medo, risco, insegurança, perigo e instabilidade para a maioria. Mas inovação e sustentabilidade representam também esperança, novidade, desafio.

 
Inovação tecnológica é elemento gerador de mudanças que não se relaciona apenas com questões de ordem técnica-científica, mas apresentam também dimensões de ordem política, econômica e sociocultural.
 

Para a introdução de produtos ou serviços inovadores “radicais”, necessita-se ser criativo, paradigmático, experimentalista, sistêmico, interdisciplinar, insatisfeito e ousado – literalmente – por natureza.



INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADEWaldir Egenolf Prochnow é graduado em Turismo pela UFPR, Especializado em Gestão de Empresas Turísticas pelo UnicenP/2005 e possui Mestrado Profissional em Gestão Ambiental. Atualmente leciona Gestão Socioambiental em diversos cursos das Faculdades Dom Bosco.



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