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Inteligência emocional: O diferencial dos bons profissionais

21/11/2019 Por: Gabriela Carvalho

inteligência emocional

Cuidar das nossas emoções é importante para determinar a nossa felicidade e nosso sucesso. Por isso a inteligência emocional tem sido o grande diferencial entre os bons profissionais no mercado.


A inteligência emocional começa com a ideia de que as emoções também são uma fonte de informações para as pessoas sobre o que está acontecendo à nossa volta e a nossa relação com estes acontecimentos. Por mais que o mundo corporativo cultive a ideia de que um bom profissional precisa ser integralmente racional, sentimento é fundamental para o bom aproveitamento na empresa.



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De acordo com Paula Raya Branco, psicóloga organizacional e consultora de recrutamento e seleção, o funcionário que vivencia um sentimento negativo tem a chance de elevar o nível de suas escolhas, ou seja, ser equilibrado, não significa estar sempre calmo. "A inteligência emocional, cada vez mais tem o papel de diferenciar os profissionais, permite desenvolver um ambiente harmonioso e, ao mesmo tempo, produtivo em ideias e resultados", afirma Paula.

 

auto-conhecimento no trabalho

O autoconhecimento é uma excelente forma de desenvolvermos a nossa Inteligência Emocional, ela é uma peça fundamental para construção de bons relacionamentos profissionais. As corporações mostram-se interessadas em contratar pessoas com sentimentos, e não robôs. Pessoas que tem habilidades de lidar com outras pessoas, conseguem executar atividades, e tem inteligência emocional para entender todas as situações.


Trabalhar com profissionais que possuem esse comportamento de evitar conflitos, permite uma relação saudável dentro da equipe, onde o clima costuma ser tenso por altas demandas e curtos prazos de entrega. Profissionais que são inteligentes emocionalmente são considerados diferenciais nestas corporações.


Para aqueles que ocupam cargos de liderança ou que almejam tais posições, entender as próprias emoções representa a habilidade em discernir o que outros estão sentindo e, desta forma, conseguir trabalhar com tais informações. Então, ao passo que nossos próprios sentimentos são esclarecidos para nós, mais empático nos tornamos em nossos tratos com outros.

 
Pessoas que aprendem a lidar com a Inteligência Emocional sabem pensar, sentir e agir de forma inteligente e consciente, e não permitem que as suas emoções administrem sua vida e se acumulem de forma a atrapalhar seu trabalho.
Todas as emoções influenciam nas decisões, portanto entender e aplicar a inteligência emocional, é primordial para seus diferencial no seu sucesso profissional.



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