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Levantamento aponta mudanças no comportamento do consumidor

13/10/2015 Por: Vanessa Cagliari
Levantamento aponta mudanças no comportamento do consumidor

Conforme concluiu um estudo sobre comportamento de consumo em vários segmentos do comércio, baseado em dados estatísticos de nascimentos, produzido pela empresa de consultoria de varejo Dexi Marketing, a chamada Geração Z (pessoas nascidas a partir de 1995), estão chegando na idade adulta de consumo no país e trazem consigo uma nova mentalidade e novos valores.

 
 
Segundo Sérgio Barbi, diretor da Dexi, os consumidores com até 20 anos são classificados como nativos da era digital, uma vez que estão mais acostumados com a internet, visualizam menos as fronteiras entre países e sabem das limitações dos recursos naturais. "Esses novos consumidores têm maior facilidade de comprar pela internet, principalmente, utilizando o celular, não dão tanto valor aos produtos importados e valorizam muito o tempo de entrega", explica Sérgio.

 
 
Existem várias teorias sobre gerações de consumidores. Em geral, todas concordam que o comportamento e os hábitos de consumo mudam radicalmente de tempos em tempos, fato que marca a entrada ou saída de uma geração de consumidores. E quando o cenário muda, os comerciantes precisam se habituar também, como por exemplo: os clientes que dominavam o varejo há 15 anos atrás serão pouco significativos daqui há 5 anos.


 
Ou seja, na prática, essa modificação traz mudanças na forma de comprar os produtos, critérios de escolha das pessoas, entre outras mudanças. "A nova geração de consumidores não vivenciou o início das discussões ambientais e o despertar da preocupação com a natureza. Eles já nasceram com essa preocupação e esperam atitudes coerentes das empresas", observa Desirée Peron, diretora da Dexi.


 
 
Entenda as gerações de consumidores

 
-Geração Silenciosa (nascidos entre 1925 e 1942) e Baby Boomers (nascidos entre 1943 e 1960): estes consumidores possuem, atualmente, mais de 55 anos de idade e tiveram uma criação mais rígida que dos tempos atuais. Foi a primeira geração a ter televisão, além de ter acesso limitado à informação e maior vinculo às tradições.

 
-Geração X (nascidos entre 1960 a 1980): essa geração é composta por consumidores que hoje estão entre os 35 e 55 anos de idade. Individualista, essa geração foi acostumada com as relações monoparentais (pais divorciados), com menor influência das tradições. Além disso, vivenciaram o surgimento da era digital e se habituaram com ela.

 
-Geração Y (nascidos 1980 a 1995): formada por pessoas entre 20 e 35 anos de idade, esses consumidores foram criados com grandes expectativas individuais de realização. Nasceram numa época de grandes avanços na tecnologia, facilidade de acesso material e alta prosperidade econômica.

 
-Geração Z (nascidos a partir 1995): são os consumidores com menos de 20 anos que nasceram na época digital, usam a tecnologia com muita facilidade e acessam a internet com frequência. Enxergam o mundo com menos barreiras, aceitam mais as inclusões sociais, a diversidade étnica e reconhecem os grandes problemas ambientais do que as gerações anteriores.


 
Para Sérgio Barbi, os negócios que mantêm relação com esses consumidores precisam adequar seus serviços, produtos e comunicação ao perfil das pessoas desta nova geração. "As fórmulas antigas e tradicionais, não funcionarão mais daqui alguns anos e é preciso pensar como se aproximar dessa nova geração que já chegou ao consumo", afirma.


 
As projeções das pesquisas da consultoria revelam uma substituição gradativa e lenta nas gerações de consumidores ao longo dos próximos anos. A geração de consumidores brasileiros, em 30 anos, será substituída quase que completamente por novas pessoas, sendo esta uma das poucas projeções brasileiras para os próximos 30 anos, com alto grau de precisão.
 
 
Com informações de Canal Executivo
 
 

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