E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Libere sua criatividade!

21/11/2014 Por: Editorial Dom Bosco


Ser criativo pode ser um dilema para muitas pessoas, mas precisamos saber que a criatividade está ao alcance de todos, pois trata-se de uma característica humana, basta estimularmos o pensamento.
 
Grandes artistas tinham seus métodos, desde situações do cotidiano que viravam inspiração até técnicas particulares, como Salvador Dali, que chegou a se sentar por horas em uma poltrona com uma chave na mão e um prato no chão, quando ele adormecia o barulho da chave se chocando com o prato o fazia acordar imediatamente, então ele pintava as imagens que vinham a sua mente.
 
As ideias em nossa mente passam tão rápido quanto um trem-bala, por isso anote tudo, mesmo que não esteja amadurecida ou que não pareça tão boa assim. Mas como estimular novas ideias?
 
Ambientes – Sempre um elemento novo no ambiente pode estimular novos projetos, neste caso sair da rotina lhe trará novos caminhos e ativará sua criatividade.
Colocar um elemento novo em sua mesa de trabalho, decorações comemorativas, paredes coloridas e um ambiente sem pressões pode fazer de um funcionário muito criativo.
 
Brain storm – Algumas empresas se utilizam de reuniões periódicas para a criação e estímulo da criatividade. Neste caso muitas pessoas se reúnem e dizem o que estão pensando para o novo projeto livremente, sem regras, afinal, todas as ideias são bem vindas. Neste momento é muito importante que toda a equipe esteja reunida sem distinções e que se crie um ambiente descontraído para que as ideias fluam, pois neste caso nunca se deve trabalhar sob pressão.
 
Tipos de estímulo – O fracasso muitas vezes inconscientemente faz com que procuremos outros meios de resolver determinada situação, o que ativará involuntariamente a parte de criatividade do seu cérebro, necessária para encontrar a solução, que seria o famoso “Jogo de cintura”.
Se o projeto fracassou ou a ideia não deu certo, basta procurar inspiração para que o próximo seja um sucesso. Os pontos fracos do projeto podem trazer respostas criativas para revolucionar a nova apresentação.
 
Amadureça a ideia – As ideias geralmente precisam de um tempo de amadurecimento, por isso “dê tempo ao tempo”. Coloque suas ideias no papel, para que não se perca e finalize depois de um tempo de amadurecimento, onde modificações valiosas serão feitas após uma reflexão sobre o trabalho.
 
Varie seus conhecimentos – muitas vezes ler ou estudar algo que não tem nada a ver com o segmento que sempre pesquisa, pode trazer algo novo, pois se você pesquisa sempre as mesmas coisas, ou utiliza sempre os mesmos canais o resultado será sempre o mesmo.
 
O quesito mais importante para aflorar sua criatividade é sempre deixar que os fatos ocorram naturalmente. Tome as atitudes certas, mas não deixe que a sua ideia passe. E o mais importante não subestime nada, pois tudo pode ser desenvolvido e se tornar um case de sucesso.
 
Estudar novas técnicas de desenvolvimento inovador é um dos meios de conseguir se aprofundar. O Dom Interativo oferece o curso de Gestão do Desenvolvimento de Produtos Inovadores, talvez este curso possa ser seu fator estimulante que faltava


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar