E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Logística: Entenda como reduzir os gastos com frete

07/04/2015 Por: Daniel Fernandes


O custo de um frete é um tema bastante discutido atualmente, pois o valor final da entrega de um produto ou carga é influenciado pela alta do diesel ou pelo aumento do valor da taxa paga em pedágios. Portanto, o preço do transporte afeta toda a cadeia de logística e, consequentemente, toda a economia do país.


Com os recentes aumentos, torna-se essencial que as empresas e operadoras de logística encontrem a melhor solução para manter os custos de frete em um nível razoável.


O valor do frete é definido pelos seguintes fatores: peso real da mercadoria ou peso cubado (o que for maior), valor da Nota Fiscal, local de origem e de destino. O frete será calculado com base nestas informações e, se for o caso, poderá ser somado ao valor Taxas (FRETE PESO, AD VALOREM, GRIS, TAS, TRT e PEDÁGIO) e Tributos existentes (ICMS).


Com um bom planejamento é possível adotar algumas medidas que ajudam empresas produtoras e transportadores a reduzirem os gastos com frete. Confira, a seguir, algumas dicas:
 

Transporte Internacional

Em casos de transporte internacional, a escolha pelo transporte aéreo pode custar mais caro para a empresa. Uma solução é optar pelo transporte marítimo, pois o frete por navios chega a ser 75% mais barato que o aéreo. A diferença é que acaba sendo mais demorado, porém, com um nível de segurança mais alto.


Mesmo que o transporte aéreo seja uma exigência, não descarte a possibilidade do transporte hidroviário. Dependendo do prazo de entrega, pense na possibilidade de dividir o trajeto: parte pelo transporte marítimo, parte pelo transporte aéreo. Se o prazo permitir, essa é uma boa solução para uma redução expressiva de custos.

 
Localização estratégica

Ter um galpão ou armazém em uma localização privilegiada é um enorme diferencial nos custos de um negócio. Uma posição em determinado local de difícil acesso pode parecer tentador no início, por outro lado, essa posição poderá gerar custos definitivos maiores como os gastos na rotina de transporte, o gasto de combustível, além dos gastos na manutenção de veículos. Por isso, pense em locais estratégicos que tenham fácil acesso às vias principais.


Negocie as entregas

Empresas que realizam entregas LTL (Less Than Truckload), ou seja, com cargas que são inferiores à total capacidade dos veículos, costumam gastar até 30% mais. Negocie com os clientes que possuem encomendas constantes sobre dias de entrega, deixando pra entregar a maior quantidade de produtos em um número menor de viagens.
 

Especialista em Logística

Uma área que é essencial para as empresas são os especialistas em logística. Para as empresas pode significar um gasto a mais, mas na verdade pode se tornar uma economia de gastos. Um especialista em logística terá a habilidade necessária para levantamentos de insights detalhados que gerem economias maiores.

Para você que quer se tornar um especialista na área, invista em você! Conheça um de nossos cursos online de pós-graduação e MBA em logística.


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar