E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Logística: Quais são as tendências de cadeia de suprimentos

24/09/2018 Por: Editorial Dom Bosco
 

Para você que deseja se aprofundar em supply chain

cadeia de suplementos
A
cadeia de suprimentos ou também conhecida como supply chain, é fundamental para o funcionamento das empresas e do mundo. Empresas que aplicam de forma correta a técnica que engloba todo o processo de armazenagem, transporte e entrega ao consumidor final, consegue manter e atrair novos clientes - o contrário também é verdade. Como tudo evolui, listamos algumas das tendências para a área de logística, para que o processo possa ser mais qualificado e eficaz.



Entregas por drones

Como você reagiria se pedisse uma pizza, e ao invés do entregador tocar a campainha de sua casa, um drone deixasse o pedido na porta? Situações como essas estão se tornando cada vez mais comuns, e uma pizzaria que realizou esta atividade foi a norte-americana Domino’s, que divulgou o vídeo no YouTube, engajando diversos usuários.


Introduzir a tecnologia pode agilizar entregas, evitando custos de tempo ou dinheiro, que teriam de ser empregados por vias normais. Além disso, empresas que trabalham com consumidor final, podem causar um impacto positivo ao fazer a entrega de forma nada convencional.



IoT - Internet Of Things

Com a internet, processos podem ser realizados de forma integrada e em tempo real, mesmo que os envolvidos não estejam no mesmo espaço. A internet das coisas ou internet of things, permite maior conectividade entre atividades e armazenamento de dados em nuvem, criando uma base de dados sólida.


O que antes precisava ser feito por processos demorados e custosos, através da internet é possível utilizar serviços que registram de forma automática as ações. Mesmo pessoas que estão longe, podem acompanhar tudo o que está acontecendo na empresa, sejam esses clientes ou colaboradores.



Acompanhamento em tempo real

Aproveitando o tópico anterior, podemos dar maior destaque ao ‘acompanhamento em tempo real’, que tem um impacto significante no consumidor final. Os e-commerces são exemplos significativos de como essa atividade traz conforto e expectativa para quem espera seu pedido ser entregue.


Saber o que está acontecendo com o pedido, quando ele foi aprovado, se já saiu do estoque da empresa e a forma que estará em sua casa ou empresa, é muito importante, porque mesmo longe a pessoa se sente dentro do local que está cuidando da entrega. Algumas empresas que buscam proximidade com o cliente, usam plataformas especializadas de monitoramento compartilhado, como também usam as redes sociais para se comunicar com o mercado.


Além disso, dar atenção a essa acessibilidade, permite que avaliações (feedbacks) avaliações ocorram de forma mais rápida, evitando erros e promovendo melhorias em todo o processo.



Especialização

Estudar e estar por dentro do que está por dentro do mercado, é uma tendência que nunca sai de moda. Para você que deseja se aprofundar na Cadeia de Suprimentos e entender como se adaptar e aproveitar as tecnologias que o mercado tem proporcionado, conheça a metodologia da Unidombosco. Reconhecido pelo MEC, o MBA em Gestão da Cadeia de Suprimentos é uma ótima opção para quem quer se aprofundar em logística e se destacar. Experimente por 7 dias!




 
E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades




 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar