E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Lugares bagunçados estimulam a criatividade

30/12/2014 Por: Editorial Dom Bosco
lugares bagunçados estimulam criatividade

O que é melhor: trabalhar em um ambiente bagunçado ou todo organizado? Saiba que locais desorganizados estimulam o pensamento criativo. É o que revela uma pesquisa feita pela Universidade do Minnesota, dos Estados Unidos.

 
As análises foram lideradas pela cientista psicóloga Kathleen Vohs, que sempre se considerou uma pessoa bagunceira, em todos os aspectos da vida, porém criativa. “Trabalhos anteriores descobriram que um ambiente limpo leva as pessoas a fazerem coisas boas: não se envolver em crimes, não produzir tanto lixo e mostrar mais generosidade. Descobrimos, no entanto, que você pode obter resultados realmente valiosos estando em ambiente confuso também”, explica Vohs.

 
Os autores do estudo realizaram três experimentos com participantes de diferentes perfis, promovendo exercícios em salas bagunçadas e organizadas. Eles concluíram que é mais benéfico ter uma mesa bagunçada no início de um projeto e uma organizada no final. Um ambiente bagunçado promove o pensamento criativo e ideias não convencionais, enquanto uma mesa limpa ajuda a ser mais focado.

 
Segundo o relatório, ambientes organizados promovem escolhas tradicionais e saudáveis, e isso encoraja as pessoas a seguirem regras sociais. Entretanto, ao mesmo tempo, ambientes bagunçados estimulam a criatividade, o que tem grande importância para os negócios e as artes.

 
Outra experiência realizada foi fazer os participantes escolherem um novo produto e um já conhecido. Os integrantes do ambiente bagunçado eram mais propensos a escolher o produto novo. Isso evidencia que estar em um ambiente desordenado estimula a liberação de convencionalidade. “Os ambientes desordenados parecem inspirar a libertação da tradição, que pode produzir novos insights. Os ambientes ordenados, por outro lado, incentivam a convenção e o jogar pelo seguro”.

 
A partir dessa pesquisa, os pesquisadores vão iniciar investigações sobre como esses efeitos podem se transferir para um ambiente virtual. Os resultados preliminares sugerem que a arrumação de uma página web prevê o mesmo tipo de comportamento. “Estamos todos expostos a vários tipos de configurações, como no nosso espaço de escritórios, nossas casas, nossos carros, até mesmo na internet”, conclui Vohs.
 
 
Com informações de Hype Science

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar