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Como marcas podem utilizar Multiplataforma para vender

27/06/2019 Por: Editorial Dom Bosco

https://www.domboscoead.com.br/pos-graduacao/


Pesquisa do Kantar Ibope afirma que
31% dos consumidores costuma pesquisar na internet produtos vistos em propagandas de TV; ainda, 85% afirma acessar a internet enquanto assiste televisão. Dados reunidos pelo Think With Google constatam que 68% dos brasileiros acessam mais de uma mídia simultâneamente. Ou seja, mais da metade da população brasileira é multitela (acessa mais de uma tela ao mesmo tempo) e marcas que seguem essa tendência, utilizando multiplataformas para vender seus produtos, conseguem melhores resultados.


Contudo, o problema não está em usar diferentes plataformas para vender; o problema está em não saber trabalhar de forma correta e integrada cada uma dessas mídias. Por falta de conhecimento e discernimento em adaptar o conteúdo vendido ao canal em que está sendo divulgado, muitas marcas acabam “matando” campanhas de alto potencial.


Quando a marca sabe trabalhar e utiliza a estratégia de Multiplaforma para desenvolver de forma inteligente sua comunicação integrada, consegue potencializar os resultados - seja para aumentar o awareness da marca/campanha, melhorar a consideração pela marca ou potencializar a conversão.


Veja também: Qual é a diferença entre site responsivo e aplicativo mobile?


Multiplataforma para vender

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Campanha integrada nada mais é que usar vários canais de apoio para potencializar um anúncio. Seguindo o princípio de que os consumidores não estão somente na televisão, smartphones, ponto de venda, etc, a necessidade das empresas estarem presentes em mais de um canal para reter a atenção do público torna-se uma necessidade inegociável.


Deste modo, a comunicação integrada facilita a vida das empresas ao trabalharem em uma era de multiplataformas. No entanto, não basta “jogar” a informação de qualquer jeito nesses canais, mas é importante adaptá-la e conectá-la mesmo que aconteça em locais diferentes. Quando a comunicação integrada é bem trabalhada, cada mídia tem sua função particular para fortalecer a mensagem no consumidor.  


Outro cuidado ao trabalhar com multiplataforma é não sair utilizando todo e qualquer canal que aparecer. Sair de maneira desenfreada usando todas as mídias apenas aumenta o custo da campanha e nem por isso surte efeito proporcional ao investimento. O coração da estratégia de integrar canais é estar onde o público-alvo está - simples assim!



Vendas totalmente integradas


A estratégia multicanal ( do inglês Omnichannel) ou multiplataforma deseja fazer com que o consumidor sinta-se em uma compra única. Mesmo que esse usuário tenha visto o anúncio nas redes sociais, tenha assistido aos comerciais de TV e tenha visualizado os outdoors, quando ele decide fazer a compra, esse sentimento deve ser uma consequência da atividade de todos os canais juntos. A venda precisa ser totalmente integrada.


Não só a empresa precisa entender que a estratégia está acontecendo de forma integrada; o consumidor também precisa entender que essas mídias conversam. E, é justamente essa integração que vai diferenciar uma comunicação integrada, de uma empresa que usa diferentes plataformas para divulgar seus produtos e serviços sem nenhuma identidade comunicacional.


A Netflix é um exemplo de empresa que trabalha bem em multiplataformas. Quando uma novidade chega ao catálogo da produtora, podemos notar o título em mídia Out Of Home (busdoor, indoor, banners em cabine de ônibus, etc), anúncio nas redes sociais, site, dentre outros.



Benefícios da venda Multiplataforma

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Já citamos alguns benefícios da comunicação multiplataforma, como aumentar o awareness da marca/campanha, melhorar a consideração pela marca ou potencializar a conversão. Mas, fique sabendo que ainda existem outras vantagens.



Dados do consumidor

Com a interação ocorrendo em diferentes portais, fica mais fácil entender seu consumidor. Quando ele se conecta com uma atividade online, é possível entender como ele age quando conectado nas diferentes plataformas da internet; quando está off-line, é possível discernir dados que a atividade online não fornecem.



Aumento de lucro

Ao passo que seu consumidor visualiza cada vez mais sua marca e mensagem, se torna ainda mais fácil conseguir convencê-lo a comprar com você e não com a concorrência. O aumento de lucro nas estratégias multiplataforma blinda a atenção do público até o estágio final do funil de vendas - a decisão de compra.



Experiência de compra

A experiência de compra pode ser melhor trabalhada quando você pode conversar com o público nas diferentes fases de decisão. Quando a marca usar múltiplos canais para alimentar seus clientes, se torna uma consequência encarar a marca como mais humana e até mesmo, mais influente que a concorrência.



Custos reduzidos

Diferente do que muitos acreditam, trabalhar com inúmeras plataformas ao invés de aumentar os custos com campanhas, pode reduzi-los, ao passo que você conversa com seu público nos locais exatos. Ou seja, os investimentos feitos trazem resultados significativos para a empresa.


Mas será que funciona?

A Harvard Business Reviews analisou 46.000 consumidores perante a estratégia multicanal. O resultado foi que 7% usou apenas a internet para fazer as compras; 20% adquiriu os produtos em lojas físicas; e os outros 73% reuniu as diferentes plataformas de venda para entender mais sobre o produto e tomar uma melhor decisão de compra.


Então, está esperando o quê para usar multiplataformas para aumentar as vendas da sua marca?  



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