Pesquisa do Kantar Ibope afirma que 31% dos consumidores costuma pesquisar na internet produtos vistos em propagandas de TV; ainda, 85% afirma acessar a internet enquanto assiste televisão. Dados reunidos pelo Think With Google constatam que 68% dos brasileiros acessam mais de uma mídia simultâneamente. Ou seja, mais da metade da população brasileira é multitela (acessa mais de uma tela ao mesmo tempo) e marcas que seguem essa tendência, utilizando multiplataformas para vender seus produtos, conseguem melhores resultados.
Contudo, o problema não está em usar diferentes plataformas para vender; o problema está em não saber trabalhar de forma correta e integrada cada uma dessas mídias. Por falta de conhecimento e discernimento em adaptar o conteúdo vendido ao canal em que está sendo divulgado, muitas marcas acabam “matando” campanhas de alto potencial.
Quando a marca sabe trabalhar e utiliza a estratégia de Multiplaforma para desenvolver de forma inteligente sua comunicação integrada, consegue potencializar os resultados - seja para aumentar o awareness da marca/campanha, melhorar a consideração pela marca ou potencializar a conversão.
Veja também: Qual é a diferença entre site responsivo e aplicativo mobile?
Campanha integrada nada mais é que usar vários canais de apoio para potencializar um anúncio. Seguindo o princípio de que os consumidores não estão somente na televisão, smartphones, ponto de venda, etc, a necessidade das empresas estarem presentes em mais de um canal para reter a atenção do público torna-se uma necessidade inegociável.
Deste modo, a comunicação integrada facilita a vida das empresas ao trabalharem em uma era de multiplataformas. No entanto, não basta “jogar” a informação de qualquer jeito nesses canais, mas é importante adaptá-la e conectá-la mesmo que aconteça em locais diferentes. Quando a comunicação integrada é bem trabalhada, cada mídia tem sua função particular para fortalecer a mensagem no consumidor.
Outro cuidado ao trabalhar com multiplataforma é não sair utilizando todo e qualquer canal que aparecer. Sair de maneira desenfreada usando todas as mídias apenas aumenta o custo da campanha e nem por isso surte efeito proporcional ao investimento. O coração da estratégia de integrar canais é estar onde o público-alvo está - simples assim!
Vendas totalmente integradas
A estratégia multicanal ( do inglês Omnichannel) ou multiplataforma deseja fazer com que o consumidor sinta-se em uma compra única. Mesmo que esse usuário tenha visto o anúncio nas redes sociais, tenha assistido aos comerciais de TV e tenha visualizado os outdoors, quando ele decide fazer a compra, esse sentimento deve ser uma consequência da atividade de todos os canais juntos. A venda precisa ser totalmente integrada.
Não só a empresa precisa entender que a estratégia está acontecendo de forma integrada; o consumidor também precisa entender que essas mídias conversam. E, é justamente essa integração que vai diferenciar uma comunicação integrada, de uma empresa que usa diferentes plataformas para divulgar seus produtos e serviços sem nenhuma identidade comunicacional.
A Netflix é um exemplo de empresa que trabalha bem em multiplataformas. Quando uma novidade chega ao catálogo da produtora, podemos notar o título em mídia Out Of Home (busdoor, indoor, banners em cabine de ônibus, etc), anúncio nas redes sociais, site, dentre outros.
Benefícios da venda Multiplataforma
Já citamos alguns benefícios da comunicação multiplataforma, como aumentar o awareness da marca/campanha, melhorar a consideração pela marca ou potencializar a conversão. Mas, fique sabendo que ainda existem outras vantagens.
Dados do consumidor
Com a interação ocorrendo em diferentes portais, fica mais fácil entender seu consumidor. Quando ele se conecta com uma atividade online, é possível entender como ele age quando conectado nas diferentes plataformas da internet; quando está off-line, é possível discernir dados que a atividade online não fornecem.
Aumento de lucro
Ao passo que seu consumidor visualiza cada vez mais sua marca e mensagem, se torna ainda mais fácil conseguir convencê-lo a comprar com você e não com a concorrência. O aumento de lucro nas estratégias multiplataforma blinda a atenção do público até o estágio final do funil de vendas - a decisão de compra.
Experiência de compra
A experiência de compra pode ser melhor trabalhada quando você pode conversar com o público nas diferentes fases de decisão. Quando a marca usar múltiplos canais para alimentar seus clientes, se torna uma consequência encarar a marca como mais humana e até mesmo, mais influente que a concorrência.
Custos reduzidos
Diferente do que muitos acreditam, trabalhar com inúmeras plataformas ao invés de aumentar os custos com campanhas, pode reduzi-los, ao passo que você conversa com seu público nos locais exatos. Ou seja, os investimentos feitos trazem resultados significativos para a empresa.
A Harvard Business Reviews analisou 46.000 consumidores perante a estratégia multicanal. O resultado foi que 7% usou apenas a internet para fazer as compras; 20% adquiriu os produtos em lojas físicas; e os outros 73% reuniu as diferentes plataformas de venda para entender mais sobre o produto e tomar uma melhor decisão de compra.
Então, está esperando o quê para usar multiplataformas para aumentar as vendas da sua marca?
Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.