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Marketing de conteúdo: entenda como pode ser usado para ajudar sua empresa

26/11/2015 Por: Vanessa Cagliari
Marketing de conteúdo

O mercado de marketing tem mudado muito nos últimos anos devido às novas tecnologias digitais e à mudança do comportamento do consumidor cada vez mais presente nas redes sociais. As empresas já perceberam que, aos poucos, a publicidade tradicional perdeu a eficácia e que novas práticas de marketing precisam ser adotadas.
 
 
Um dos modelos de marketing que passou a tomar maior proporção é o marketing de conteúdo que pode ser definido como uma forma de engajar o público de uma empresa e fazer crescer sua rede de clientes por meio da criação de conteúdo relevante, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma imagem positiva da marca da empresa e, assim, gerar mais vendas.

 
 
Conforme aponta Cristiano Silveiro, consultor de marketing digital da Agente Brasil e diretor da Silveiro.com, empresa que oferece serviços de marketing digital, a internet é a maior biblioteca do mundo e as pessoas sempre utilizam os sites de busca quando têm dúvidas. Para as empresas, preparar conteúdos que ajudem os usuários é um diferencial gigante frente aos concorrentes. "As pessoas têm problemas, dúvidas e questionamentos todos os dias e as empresas que vão se manter competitivas são aquelas que irão resolver estes impasses e solucioná-los. Nesse aspecto, o marketing de conteúdo é ponta de lança", conta Silveiro que esclareceu alguns pontos sobre o tema. Acompanhe:



 
Podemos dizer que estamos vivendo a era do marketing de conteúdo? Ele se tornou mais relevante que os anúncios do Youtube e Facebook para atrair internautas para um site?
 
Cristiano: Sim, estamos na era do marketing de conteúdo. Não é que haja uma proeminência sobre os outros veículos, mas o que se precisa ter em mente é a importância de adequar as ferramentas de marketing digital, de acordo com os objetivos e públicos de interesse. Ainda nessa linha, a prática mais sustentável, financeiramente falando, é o uso do marketing de conteúdo com conteúdos de interesse do público-alvo. Isso é SEO. No entanto, SEO demora mais a dar resultado, então o recomendado é que, inicialmente, se faça SEM. E com a produção de conteúdo + SEO, este investimento pesado em SEM, seja reduzido.




 
Explique o que é SEM e suas funções no marketing digital.
 
Cristiano: SEM significa Search Engine Marketing. Sua função é aumentar a exposição de um site, produto ou serviço mediante o uso de mídia paga. Normalmente, está associado ao uso do Google Adword e difere do SEO, embora ambos usem sites de busca.



 
 
Para quem pretende atuar na área de marketing digital, o que é preciso saber sobre SEM?
 
Cristiano: O Google tem como fonte principal de receita da sua empresa multimilionária o Google Adwords, portanto há material riquíssimo online, de forma gratuita. Além disso, há hangouts promovidos pela equipe do Google Adwords. Recomendo seguir no Google Plus, bem como no Youtube que, por sinal, há videoaulas completas com passo a passo, assim, você estará sempre bem atualizado.


Este é um dos lados bons de ser uma ferramenta tão importante para o Google. Eles querem realmente que as pessoas e empresas façam adesão ao G.A. Falo em Adwords, porque é o mais usado, mas há também o Yahoo e o Bing Ads, mas com penetração ínfima. Há uma infinidade de materiais, inclusive há um curso com certificação focado nisso.



 
 
Quais seriam as estratégias ideias de marketing de conteúdo voltadas para o e-commerce tanto para a geração de leads quanto para vendas?
 
Cristiano: São sobre produzir conteúdo que realmente ajudem os usuários, como por exemplo: tenho uma TV LCD para ser fixada em um painel de madeira, como devo fazer? Partindo deste problema, é preciso desenvolver conteúdos neste sentido, agregar valor ao produto, ajudando os usuários a terem uma experiência melhor, uma compra mais ajustada às suas necessidades, em um uso melhor do produto vendido, de forma correta. Já não basta mais apenas vender e esquecer do cliente. As empresas precisam ajudar e orientar seus usuários, antes e depois da venda realizada.


 
SEM é uma poderosa e excelente ferramenta, tanto que os americanos usam um termo que explica bem: ppc adiction. Ou seja, você fica viciado, pois basta ter verba para sua empresa vender e funciona bem, de fato. Mas como estratégia de longo prazo não é sustentável. É preciso ampliar o alcance de seu site com uso de Inbound marketing + SEO, aliado a conteúdos bem elaborados. Desta forma, SEM e SEO serão complementares. Esta é a medida recomendada, mesclar ambos.



 
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Cristiano Silveiro é diretor, fundador da SILVEIRO.COM e consultor de marketing digital na Agente Brasil. Especialista em marketing digital e em estratégias de SEO, SEM e redes sociais (Orkut, Facebook, Linkedin, YouTube, Twitter, entre outras redes). Acesse o perfil.
 
 
 

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