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Marketing e Marketing Digital. É preciso pensar digital?

02/09/2014 Por: Editorial Dom Bosco
 Por Dom Interativo




A internet tornou-se uma forte ferramenta de comunicação e, as mídias tradicionais já não são suficientes para a demanda de informação. O marketing contemporâneo ganhou uma nova modalidade: o Marketing Digital.

Seria o Marketing Digital uma evolução do Marketing Tradicional?

Para Thiago Leite, 28 anos, formado em Administração pela UFPE e consultor em Marketing Digital, nenhuma modalidade é melhor que a outra. O Marketing Digital é uma especialização no canal Digital. É um aspecto e não pode ser visto isoladamente como apenas Mídias Sociais ou e-mail marketing. “O consumidor é abordado em vários canais e, para mim, o mercado carece de bons profissionais que tragam a perspectiva do Marketing tradicional e saibam aplicá-lo no ambiente digital.” Para ele, a parte conceitual é a mesma, um exemplo disso é que hoje se fala muito em “Branded Content”, o conteúdo da marca, como sendo uma novidade ou uma nova forma de fazer comunicação. “Tenho um cliente que faz Branded Content desde a década de 1990, onde ele tinha uma coluna num jornal local opinando e dando dicas sobre tendências de mercado, economia, gestão e outras questões, e assinava como gestor da empresa dele. Hoje, 20 anos depois, ele continua fazendo isso, mas no formato de blog. Ou seja, o veículo mudou, mas o conceito já existe há eras”. Afirma o consultor.

Elaborar ações de sucesso exige pesquisas prévias, criatividade, compreensão das métricas, definição de público e definição de canais.  Para isso, surge o profissional que é especializado no universo online. Isso não significa que as ações acontecem apenas no cenário da internet, pois há campanhas que iniciam na internet e acabam em um evento presencial, e vice versa.

Para Marcel Bely, Social Media da página Prefeitura de Curitiba, publicitário e pós-graduado em Marketing: “O Marketing Digital é incrível, pois fornece ferramentas pra o profissional trabalhar em algo que não tem mais volta. Antigamente o investimento no Digital era baixo, hoje já é mais intenso e vai crescer cada vez mais. Precisamos de profissionais capacitados, para o online e voltados para o Digital.  Cada canal de comunicação tem sua própria linguagem, adequar essa linguagem ao público, é uma ótima oportunidade para o Marketing Digital.

Bruno Mokarzel, publicitário e atualmente especialista em soluções de performance para anunciantes no Facebook, em seus 14 anos de experiência com Marketing, alerta: “Independente da formação desse profissional, é importante perceber que ele deverá ter a mente aberta para novas métricas de resultado e principalmente novos modelos. De qualquer forma, no final do dia o que importa é trazer o resultado de negócios para o clientes. Precisamos entender que as mídias sociais são os locais onde as pessoas estão se conectando com outras pessoas digitalmente. E podemos usar esse momento para falarmos com eles, como marca, de assuntos que eles querem saber.”

E ele continua, a falar um pouco sobre esta visão digital: “Eu acredito que é preciso pensar no digital em qualquer campanha, principalmente nas campanhas em Mídias Sociais. Hoje mais de 100 milhões de pessoas já acessam a internet mensalmente e 90% delas acessam redes sociais. O pensar digital é importante porque nesse meio é possível mensurar e avaliar as campanhas "on the flight". Com isso é possível tomar decisões estratégicas enquanto elas estão "no ar". Algo que não seria possível no mercado impresso, uma vez que a revista foi impressa, você não pode alterar a arte da campanha por exemplo.”

A verdade é que os profissionais de Marketing precisam entender que o mundo mudou e surgiu um novo comportamento social com a internet e que não pode ser ignorado. É preciso sim, pensar digital!


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