E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Média salarial de mulheres é 24% menor que dos homens, aponta relatório

14/12/2015 Por: Vanessa Cagliari
Média salarial de mulheres é 24% menor que dos homens, aponta relatório

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) lançou, nesta segunda-feira (14), o Relatório de Desenvolvimento Humano 2015 que revela dados sobre o desequilíbrio de gênero no mercado de trabalho.Conforme aponta o levantamento, hoje, as mulheres realizam 52% de todo o trabalho no mundo, porém quando estão em uma atividade remunerada recebem, em média, 24% menos do que os homens.


 
 
Na América Latina e no Caribe, as profissionais ganham 19% menos e são constantemente excluídas das funções de gestão e liderança. Além disso, tais regiões apresentam o maior percentual de trabalhadores domésticos, na maioria mulheres, somando quase 20 milhões de pessoas, ou 37% do total mundial, segundo o relatório.


 
 
"O relatório mostra que é preciso começar a focar nessa questão da desigualdade de remuneração. É inaceitável que um homem e uma mulher façam a mesma coisa e a mulher ganhe menos. Tem aí um trabalho mais profundo, mais cultural, de transformar as normas sociais que excluem as mulheres do trabalho", afirmou Andréa Bolzon, coordenadora do Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional do Pnud.


 
 
O relatório do Pnud apresenta também dados positivos da região, que registra a menor desigualdade de gênero na média de anos de escolaridade de adultos. O percentual de posições parlamentares ocupados por mulheres (27%) é superior à média mundial (21,8%). O documento sugere que sejam adotadas estratégias para garantir a igualdade de salários e combater as regras sociais que excluem mulheres do trabalho assalariado.


 
Para mais detalhes do relatório, clique aqui para acessá-lo na íntegra.
 
 
 


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar