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Métrica no Marketing Digital: entenda seus esforços

06/02/2019 Por: Editorial Dom Bosco
 metrica no marketing


Um cozinheiro ao preparar uma refeição, vai experimentando cada alteração feita na receita e fazendo alterações para que o resultado, seja um prato saboroso e inesquecível. Ao falarmos de Marketing, o
acompanhamento das ações estratégicas que são desenvolvidas, assim como experimentar uma refeição durante o preparo  - e não só depois - é uma consciência importante. O problema, é que muitos (inclusive profissionais da área) não sabem qual é a melhor métrica no Marketing Digital para entenderem seus esforços e também apresentarem tais resultados a seus gestores e clientes.


Separamos não só uma, mas algumas métricas que vão te auxiliar a mensurar o desempenho da empresa no Marketing Digital e a conseguir não só visualizar o que está acontecendo, como também a saber apresentar e defender as melhores decisões a outros. Que comecem os jogos! :-)



ROI - Retorno Sobre o Investimento


Investir R$20 para ganhar R$5 não compensa, não é verdade? Mas por não mensurar seus investimentos, pode ser que você passe a acreditar que está tendo lucro. Para saber se está compensando aplicar o dinheiro em X ação, basta aplicar:


ROI ⇒ (Receita Obtida - Valor Investido) ➗ Valor Investido



CAC - Custo de Aquisição de Cliente


Assim como nem tudo o que reluz é ouro, nem todo novo cliente significa lucro. Para saber quanto está custando conquistar novos clientes e determinar as decisões adotadas estão sendo as mais inteligentes, basta usar:


CAC ⇒ (Despesas + Investimentos em Marketing e Vendas) ➗ (Número de Novos clientes em um período)



Ticket Médio


Uma loja talvez esteja feliz da vida porque fechou o mês com diversos clientes, mas na hora de visualizar a receita do mês, ela não foi tão agradável. Comemorar a vinda de clientes é bom, mas saber a média em valor monetário que cada um desses tem deixado na empresa, é indispensável. Aplique:


Ticket Médio Mensal ⇒ Receita de X Mês ➗ Número de Clientes do Mês Analisado



LVT - Valor do Tempo de Vida do Cliente


Já aprendemos a mensurar quanto está custando conquistar novos clientes e agora, vamos saber como calcular quanto está cobrando manter clientes. Também conhecido como Lifetime Value, demonstra quão rentável está sendo manter clientes. Para isso, considere:


LTV ⇒ Ticket médio mensal  ✖ Tempo médio de Retenção de Cada Cliente



CTR - Taxa de Cliques


Para mensurar o resultado das campanhas pagas, há muitos caminhos e usar os cliques obtidos para encontrar a efetividade, é uma delas - afinal, se ninguém está clicando, é porque o anúncio está com problemas, seja de público, visual, de palavras-chave, dentre outros. Para saber a resposta, use:


CTR (%) = (Número de Cliques no Anúncio ➗ Número de Impressões) ✖ 100



CPC - Custo Por Clique


Para saber quanto está custando para que o seu público chegue até determinada página relevante, vale a pena analisar o CPC, porque ela não só mostrará se o valor está acessível, como se compensa manter ou trocar o formato de cobrança escolhida na plataforma de anúncio. O modelo de cálculo é o seguinte:


CPC ⇒ Custo da Campanha ➗ Número de Cliques obtidos



CPL - Custo Por Lead


Leads são pessoas que ainda não são clientes, mas demonstram interesse em suas propostas, “flertando” com alguns estímulos digitais oferecidos. Por exemplo, deixar o telefone indica um potencial cliente. Mas, nem todas as ações digitais talvez gerem o número de leads esperado. Para saber como estão as suas, calcule:


CPL ⇒ Investimento total na campanha ➗ Número de leads gerados




O marketing digital tem muitas métricas para ajudar quem está no mercado a escolher as melhores formas de aplicar os recursos. Conheça nosso curso grátis de Métrica no Marketing Digital e profissionalize suas ações e estratégias digitais.


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