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Métricas e branding: saiba quais as novidades do SEO para 2015

22/05/2015 Por: Vanessa Cagliari
Métricas e branding: saiba quais as novidades do SEO para 2015


Em 2014, ocorreram algumas mudanças no universo do marketing digital, como sites responsivos e mobile-friendly puderam se tornar critérios de posicionamento em sites de busca. Em termos de mercado de trabalho, houve um amadurecimento de agências, usuários e profissionais, que passaram a investir mais em técnicas de SEO Estratégico.


 
Já o ano de 2015 trouxe muitas novidades para os profissionais de marketing e comunicação que trabalham com SEO e uma delas, inclusive, foi o “SEO Day”, maior evento de inteligência em SEO no Brasil que ofereceu, por meio de palestras, as melhores e mais eficientes práticas do SEO Estratégico. Pensando nisso, a Conversion, empresa dedicada a serviços de SEO, listou algumas tendências de SEO para 2015 Confira:


 
 
Carreira em SEO

Os profissionais de SEO estão entre os 5 mais desejados pelas empresas, segundo um relatório produzido pelo LinkedIn em 2014. Isso ocorre porque o search engine optimization envolve habilidades complementares e distintas como marketing, conteúdo e tecnologia, além de ser responsável por mais de 30% das visitas a sites no Brasil. Os profissionais de marketing que dominam SEO são capazes de administrar um tráfego qualificado, colaborar para a eficiência do site como um todo e fortalecer outras estratégias de marketing digital.



 
Atualizações de algoritmo

Por conta de 2 atualizações relevantes do algoritmo de PageLayout, que ocorreram no ano passado, existe uma grande chance de o Google priorizar sites visualmente bons. O Google vai levar em consideração a navegação e o acesso às informações e não a arte do site. Para quem não sabe, o PageLayout é o algoritmo responsável por informar se o conteúdo buscado está de fácil acesso na página, além de aprofundar os aspectos de navegação do internauta dentro de um site.


 
Foco em usabilidade e conversão

A otimização de conversão e a usabilidade deverão ser, cada vez mais, integradas pelo SEO e absorvidas às suas responsabilidades. Pelo SEO gerenciar a relevância de um site, a usabilidade (focada em melhorar sites para os usuários), entra dentro do alvo do SEO. Como consequência disso, as estratégias de conversion rate optimization (CRO) passam a compor com maior participação o SEO.



 
Consolidação de assessoria como link building

As agências de comunicação tradicionais devem começar a adotar o SEO, para não perderem concorrência no mercado. Em 2014, houve um aumento de uso de técnicas de SEO por parte dos profissionais de assessoria de imprensa, mas antes o link building era mais utilizado.  Ao longo dos anos, o link building esteve relacionado a diretórios de sites e artigos, técnicas que devem ser evitadas, dando lugar a assessoria de imprensa digital.



 
ROI

Por meio das estratégias de marketing online, é possível monitorar todas as métricas, inclusive o número de vendas geradas por cada uma das ações. E o ROI (retorno sobre investimento) é a métrica utilizada para isso, mas ao longo dos anos e com o aumento da concorrência, a busca pela lucratividade tem que se dar sobre os clientes. Por isso, é importante que as análises estejam direcionadas para o nível de qualidade de uma mídia e, também, o quanto ela é boa em trazer novos clientes.



 
Branding para fortalecimento de marca

O Branding é um conjunto de técnicas que fortalecem uma marca e tem como consequência a identificação do público-alvo. A métrica que avalia a relevância de uma marca em uma revista ou jornal é muito complexa. Por isso, quando a assessoria de imprensa domina o SEO, passa a colaborar com o foco em percepção de valor da marca. A médio e longo prazo, poderá ser uma ferramenta muito eficiente, uma vez que as pessoas fazem buscas na internet para encontrar produtos e marcas.



 
Foco em planejamento de SEO

O planejamento é uma etapa essencial para definir para qual caminho as ações de SEO deverão trilhar, além de analisar como serão os resultados. Um planejamento eficiente envolverá acompanhamento constante de todos os KPIs (key performance indicators), projeção de resultados e visão geral das ações.


 
 
Diversificação dos canais e mais investimento em SEO

Durante muito tempo, o marketing digital dependeu do Google AdWords para trazer resultados em curto prazo. Uma grande tendência que ocorreu em 2014 e que vai alavancar em 2015 é a diversificação dos canais de tráfego, tanto de sites de e-commerce como de grandes marcas. O SEO traz muitas vantagens como autoridade, relevância, tráfego, aquisição de clientes e aumento de vendas. E a tendência é crescer cada vez mais.



 
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