E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Mix de Marketing: conheça os 8 P's poderosos

06/02/2019 Por: Editorial Dom Bosco
 mix de marketing






Se você atua com marketing ou tem familiaridade com a área, deve ter ouvido em algum momento sobre os 4 P’s de Marketing.  Também reconhecidos como Mix de Marketing, cada um desses Ps representam ações indispensáveis para que as estratégias de marketing sejam aplicadas com sucesso no mercado. Mas, fora os quatro pilares que estamos familiarizados, ainda existem outros quatro importantíssimos, formando os 8 P’s.


Mas, antes de explorarmos todos os 8 P’s do Mix de Marketing, precisamos entender o que é Marketing. Devido a sua ampla abrangência, ao longo dos anos, seu conceito foi sendo cada vez mais simplificado, perdendo a real essência da área. Esse fato é tão verdadeiro, que até mesmo os próprios ‘marketeiros’ acabam ficando confusos sobre a responsabilidade do marketing no mercado.


A base que precisa estar esclarecida em nossas mentes, é que ‘vender’ não é marketing, mas uma consequência dele. Então, sua função é reunir ações e estratégias que levem as pessoas a comprarem. Por isso, essa ciência estuda as necessidades dos consumidores, para que possa oferecer produtos/serviços que despertem o desejo de compra dessas pessoas.


8 P’s do Marketing


Não é pouca responsabilidade que está na mão dos marketeiros ou profissionais que aplicam conceitos da área em seus negócios; qualquer descuido, pode comprometer todos os investimentos realizados e ainda fechar as portas das empresas que cometem esse equívoco. Para se livrar desse risco, usar os 8 Ps é uma ótima forma de começar.  Confira na sequência o que representam cada um desses pilares do marketing:


Produto: produto é aquilo que você irá oferecer ao mercado e que tem a missão de atender as necessidades de seu público-alvo. Reflita na importância da sua existência na vida dos consumidores;


Leia também: Buyer journey: os trajetos da Jornada de Compra

Preço: é o valor que seu produto será oferecido. Aqui, é importante pensar num preço justo aos consumidores e ao que é oferecido, lembrando que a empresa precisa movimentar o caixa e que o mercado não pode se sentir ‘assaltado’.    


Praça: representa onde os produtos serão comercializados. Este pilar, salienta o momento de pensar em como o seu produto chegará ao consumidor final e, obviamente, em como essas escolhas afetarão as demais decisões logísticas;


Promoção: provém da ideia de promover. A missão nesta etapa é reunir estratégias que façam o mercado-alvo entender que o produto existe e que precisa dele, o fazendo tomar a decisão de compra;


Pessoas: consumidores são pessoas e saber conversar adequadamente com elas, é o coração do sucesso. Para que a comunicação possa ter efeito positivo, é preciso segmentar e saber TUDO sobre quem irá comprar o produto;


Processos: os processos fazem com que as estratégias sejam aplicadas. Ao pensar na empresa e no produto oferecido, devem ser levados em conta os objetivos e as ações que eles requerem para que sejam cumpridos;


Posicionamento: posicionamento é a imagem que a marca/empresa deseja ter no mercado. A Coca-Cola, por exemplo, é associada a momentos de felicidade, diversão, refrescância e alegria, e isso é ser uma marca bem posicionada;


Performance: último P, mas não menos importante. Este pilar defende a atenção que deve ser dada a indicadores que meçam a performance de cada uma das ações, sendo possível visualizar o desempenho das estratégias.  


Vamos estender ainda mais este assunto? Então, confira o curso grátis dos 8 Pês do Marketing Digital, oferecidos pela Unidombosco. Não deixe passar esta oportunidade de vitaminar sua mente e seu currículo!


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Notícias relacionadas

06/02/2019

Mix de Marketing: conheça os 8 P's poderosos


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

x
Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar