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Monitoramentos de mídias sociais - Por que é tão importante?

05/03/2015 Por: Vanessa Cagliari
Monitoramentos de mídias sociais


Promover ações em mídias sociais é uma das tarefas fundamentais para conseguir links e contribuir para a otimização de um site e, para isso, existem várias formas de agir nesse nicho, todas importantes para que uma marca se torne conhecida e ganhe referências.


 
Uma delas é o trabalho de mensuração e monitoramento de campanhas em mídias sociais. Acompanhar o desempenho da divulgação de vídeos, textos e outras ações são essenciais para entender se o trabalho está sendo bem realizado ou se necessita de alterações e novas estratégias de marketing.


 
As principais funções do monitoramento são coletar informações que possam provocar melhorias em produtos e serviços, atendimento ao consumidor, guiar a produção de conteúdo e mapear as interações existentes em uma rede.


 
De acordo com Artur Araújo, sócio-diretor da Yesbil, empresa de Consultoria e Treinamentos em marketing digital, através do monitoramento é possível obter diversas informações, uma vez que a pesquisa ocorre sem a necessidade de formulários e questionários. "Além disso, é possível descobrir um gosto ou hábito de uma pessoa observando suas conversas com amigos, citações da marca e concorrentes e interações com marcas de outro segmento. E esse monitoramento, pode ser constante possibilitando comparações de tempo em tempo para verificação de evoluções ou alterações dos dados", descreve.


 
Sobre o funcionamento do monitoramento de mídias sociais, assim como qualquer pesquisa, é preciso definir o objetivo e KPIs de estudo antes de iniciar o trabalho. "Dependendo do que se deseja, irá utilizar um ou mais mídias sociais para obter essas informações. Durante a coleta e tratamento de dados são utilizados software específicos para monitoramento de mídias sociais", afirma Artur.


 
A pesquisa "Profissional de Métricas, Monitoramento e Social Analytics no Brasil 2014" mostrou que o Scup é ferramenta mais citada pelos profissionais, seguido do Google Analytics, Facebook Insigths, Socialbakers, Iconosquare, Seekr, Hootsuite, Twitter Analytics, Livebuzz e Radian6. Entre elas, estão ferramentas focadas em monitoramento de Twitter, Facebook e Instagram.


 
Antes de escolher a ferramenta ideal, o analista de monitoramento deve definir primeiro o objetivo da pesquisa e quais mídias irá pesquisar, pois cada uma possui planos e funcionalidades diferentes que serão adequadas à sua pesquisa, afirma o publicitário José Calazans. "Hoje não podemos indicar as melhores. Muitas empresas que desenvolvem essas ferramentas focam em entregar funcionalidades que sirvam as necessidade dos clientes. Por isso é comum em um trabalho usar mais de uma ferramenta por que uma completa a outra", destaca.


 
Existem ferramentas que entregam os dados de forma bruta e o analista organiza como deseja apresentar e, outras que mostram algo em forma de gráfico para facilitar um pouco o trabalho. "Essas ferramentas coletam as informações divulgada nas redes sociais ou que foi produzido em seu site, blog, fanpage e entrega para você analisar e retirar as informações. As páginas no Facebook possuem uma área só para visualizar os dados da sua página como, por exemplo, a quantidade de fãs, sexo e cidade deles", cita Calazans.


 
Dependendo da ferramenta, é possível obter localização das pessoas que publicaram as mensagens coletadas, gênero e grau de influência. Além das funções de análises como sentimentos (positivo, negativo e neutro) e categorização (oportunidades, críticas e atendimento).


 
José Calazans é publicitário e Artur Araújo é sócio-diretor da Yesbil, empresa de Consultoria e Treinamentos em marketing digital. Ambos são criadores e autores do blog Homem Groover.
 

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