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O crescimento explosivo da área do Marketing Digital

27/03/2019 Por: Editorial Dom Bosco

O crescimento explosivo da área do Marketing Digital
Em época de crise econômica, enquanto alguns setores do mercado decaem, aqueles que representam aproveitamento estratégico dos recursos, crescem. O Marketing pertence a esse time, pois, entrega para as empresas soluções inteligentes e acessíveis mesmo num momento mercadológico crítico. Tão estratégico é esse setor que identificou na internet uma forma de promover produtos de
maneira mais econômica e mensurável. Assim, não é surpreendente reconhecer o crescimento explosivo da área do Marketing Digital no mundo todo!


Estudo realizado pela IAB Brasil, confirmou que o Marketing Digital cresceu 25,4% em 2017 - um período econômico tenso - comparado a 2016, movimentando 14,8 bilhões. Mas, por que será que mesmo em desconforto econômico esse braço online do marketing teve impacto positivo? Porque crise é recado para: aprenda a aproveitar melhor seu dinheiro! Quando empresas passam a acreditar nessa estratégia, elas demonstram esse cuidado.


Apesar de muito difundido pelo mundo, a compreensão de Marketing Digital é bastante limitada e é comum encontrar explicações que resumem seus feitos às redes sociais. Entretanto, ele está muito além disso e seria ingenuidade acreditar que apenas essas plataformas “fazem verão” para algum negócio. Então, confira na sequência uma abordagem mais ampla sobre esse conceito.



Marketing Digital: do físico para o online

O crescimento explosivo da área do Marketing Digital 2

Philip Kotler, definiu a missão do Marketing: “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. Quando levamos esse entendimento para a internet, fazemos a mesma coisa, mas usando canais disponíveis nesse meio - e-mail, redes sociais, blogs, sites, etc.

Não vamos entrar no mérito de como o comportamento dos usuários na internet mudou, mas é importante compreender que a possibilidade da interação ativa (comunicação bilateral) entre empresas e consumidores via canais online, transformou drasticamente as ações estratégicas adotadas até então: hoje, são focadas em se comunicar com pessoas.


Com o Marketing Digital a comunicação com as pessoas foco da empresa se torna uma tarefa mais tranquila e barata. Isso só é possível pelo controle e modificação em tempo real de tudo o que é feito - o que não é tão simples no físico. Todos esses benefícios só são possíveis, especialmente, pelas análises em tempo real que ferramentas digitais são capazes de entregar.


Pense em um outdoor decidido para aumentar as vendas de uma empresa. Não é possível validar a percepção que o público tem sobre ele - aliás, não é possível dizer rapidamente se ele está impactado de modo esperado as pessoas alvo; elevados preços já foram empregados para ele estar ali, incluindo, seu tempo de aluguel; um problema foi identificado? So sorry, toda e qualquer alteração terá custo adicional - isso sem contar no tempo necessário para o conserto.


Fora reduzir esse sofrimento pela mensuração e edição em tempo real, o Marketing Digital oferece inúmeras ferramentas digitais que permitem dizer quem é o público e também em qual estágio de compra ele está - considerando que o cliente vai desenvolvendo aos poucos o interesse por determinado produto. Essa função permite aplicar ações mais precisas e com maior potencial de sucesso.
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