E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

O perfil do profissional de RH requisitado para 2017, segundo pesquisa

04/04/2017 Por: Vanessa Cagliari

Perfil do profissional de recursos humanos

Mais que nunca, 2017 será um ano voltado para a implementação de estratégias de redução de custos e aumento de resultados, o que exigirá ações diretas que tenham efeito no curto prazo por parte dos profissionais de recursos humanos, de acordo com pesquisa da consultoria Robert Half, que entrevistou diretores de RH para desvendar qual será o perfil do profissional de RH requisitado para 2017.
 
 
Segundo o estudo, as maiores demandas do mercado de trabalho para recursos humanos são para os cargos de coordenador, gerente generalista, analista de folha de pagamento e Departamento Pessoal e analista sênior de remuneração e benefícios.
 
 
Para os diretores de RH entrevistados, será requisitado o profissional de RH que atua na área de desenvolvimento de pessoas devido à sua função de inserção de programas que consigam extrair a máxima dedicação das equipes.
 
 
Outra área de RH que será bastante valorizada durante o ano é a área de remuneração e benefícios. Os profissionais de recursos humanos terão a missão de implantar reestruturações, e, ao mesmo tempo, aplicar projetos de retenção de talentos, elaborando pacotes atrativos e inovando a estrutura dos cargos e salários.
 
 
Em razão do eSocial, cujo uso obrigatório para transmissão de informações trabalhistas está previsto para o ano que vem, os cargos relacionados à área de Folha de Pagamento e Departamento Pessoal tendem a ser mais demandados, afirmam especialistas da área.


O aumento da fiscalização para garantir o cumprimento da regulamentação fará a concorrência por esses profissionais dessa área aumentar, inclusive nas pequenas e médias empresas.
 
 
> Os salários dos cargos de recursos humanos para 2017

 
 
 
Oportunidades no mercado de trabalho para recursos humanos
Os profissionais generalistas que atuam em cargos de coordenação, por exemplo, poderão encontrar boas oportunidades no mercado de trabalho para recursos humanos em 2017, principalmente nas pequenas e médias empresas, pois podem assumir mais responsabilidades, seja para comandar a área de recursos humanos, seja para implementá-la.
 
 
 
Expandir o conhecimento sobre as demais áreas de recursos humanos seria interessante, seja por meio de cursos de pós-graduação ou por meio da realização de job rotation na atual empresa para adquirir uma visão ampla do negócio.
 
 
Por exemplo, até então, o profissional precisava entender apenas dos subsistemas de RH e de regulamentação trabalhista. Atualmente, será requisitado o profissional de RH que souber tudo sobre o negócio de fato.
 
 
Para trabalhar como gestor de recursos humanos é preciso ter conhecimentos em estratégia comercial, rentabilidade, segmentação da empresa, procedimentos das demais e habilidade para achar o canal de comunicação mais adequado com cada uma delas.
 
 
Além do perfil estratégico, ser proativo e ter bom domínio do idioma inglês também são habilidades fundamentais para ter destaque no mercado. Entre os segmentos do mercado com maiores oportunidades estão Energia, Startups de tecnologia e Setor farmacêutico, aponta o estudo da Robert Half.
 
 
 
Estude grátis, por 7 dias, com os cursos de pós-graduação online em Gestão de Pessoas do Dom Interativo, que oferecem conhecimentos sobre desenvolvimento de pessoasremuneração e benefícios, gestão de equipes, estratégia empresarial, empreendedorismo, entre outros temas.

 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar