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O profissional do marketing representado por personagens de GOT

08/05/2019 Por: Editorial Dom Bosco
 

Game of Thrones já caiu na boca do povo há tempos, sendo considerada, por muitos fãs e críticos do audiovisual, como a maior série de todos os tempos. Claro que não estamos aqui para polemizar tal assunto; contudo, não podemos deixar de enaltecer os feitos dessa série e seu impacto para a cultura do entretenimento mundial.



Além de trabalhar com elementos que atraem um público fiel, como, por exemplo, histórias medievais, dragões, zumbis, a trama ainda trata de assuntos rotineiros em nossas vidas, como a política e o poder (a busca pelo Trono de Ferro). Além de todos esses elementos atraentes citados acima, nós também conseguimos aprender sobre o famoso marketing nesta tão aclamada série. Sim, você leu corretamente, é possível aprender sobre marketing com Game of Thrones.
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Está pronto para entender sobre o marketing com Game of Thrones? Não feche essa aba, leia até o fim, antes que o inverno finalmente chegue por aqui.



01 - Tenha um objetivo em mente
Uma marca precisa ter um objetivo claro para se posicionar corretamente no mercado de trabalho. Para exemplificar esse tema, podemos analisar a trajetória da Daenerys em Game of Thrones, afinal desde a primeira temporada ela deixa claro qual é o seu real objetivo de vida: retomar o Trono de Ferro para sua família.


Com esse objetivo em mente, todas suas ações foram direcionadas para tornar esse sonho em algo concreto e real. É muito comum vermos profissionais de marketing se esquecem do objetivo definido do planejamento inicial da ação, consequentemente, ao final do trajeto, a direção das ações foi mudada e não obteve sucesso, prejudicando assim as marcas de crescerem e se solidificarem no mercado.



02 - Entenda o que seu público deseja
Não adianta ter o melhor produto do mundo se aquilo não for o desejo do seu consumidor, é preciso pesquisar e analisar o público muito bem para ganhar sua confiança e se tornar um cliente fiel.


Continuamos falando da Mãe dos Dragões, Daenerys, que a cada território que conquistava, buscava compreender as aflições da população que residia no espaço para solucionar seus problemas, conquistando a admiração e confiança do povo.


Compreender o seu público contribuirá para que marcas criem campanhas e produtos específicos para o consumidor, evitando desperdício, seja de tempo ou financeiro.


03 - Esteja preparado para crises
Lidar com pessoas não é uma das tarefas mais fáceis que existe. Por esta razão muitas marcas acabam sofrendo com crises por não saber responder corretamente potenciais crises em sua comunicação ou qualquer situação onde é necessário que a marca haja de forma certeira e rápida.


Em Game of Thrones existe um personagem especialista em Relações Públicas e capaz de solucionar muitos conflitos, Tyrion Lannister. O anão mais adorado do público possui alta inteligência e sabedoria para lidar com seus inimigos e amigos, respondendo diversos questionamentos dos personagens de maneira sábia e ágil. Para uma série que envolve muitas batalhas, um anão, sem talento para espadas, conseguir sobreviver tanto tempo apenas com sua habilidade de comunicação, demonstra que o profissional de Relações Públicas é fundamental para uma marca.


04 - Esteja atento a concorrência
O marketing é muito amplo, é preciso pesquisar, planejar, realizar e ainda estar de olho na concorrência. Estar ciente das ações dos concorrentes pode contribuir para novas estratégias e sempre estar um passo à frente no mercado de trabalho.


Na série podemos classificar o Varys como um profissional especialista em analisar e estar infiltrado na concorrência, conseguindo informações e possibilitando para que o Rei/Rainha tenha noção e possa ter tempo de preparar ações para bater de frente com seu rival. Varys é um personagem fundamental na série por conseguir informações e saber de tudo o que acontece em vários lugares em Game Of Thrones.
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05 - Mantenha um discurso alinhado
Para que uma marca se credencie no mercado é preciso que sua comunicação e seus valores estejam alinhados desde o início, não mudando seu discurso no meio do percurso.

Uma boa comunicação precisa estar alinhada para garantir um bom posicionamento diante ao público, na série existem diversos personagens que mantêm suas convicções desde o início, mas podemos ressaltar neste caso o Jon Snow.
Um dos personagens mais adorados do público, Jon apesar de todos os desafios que enfrentou no decorrer de toda sua trajetória, sempre manteve um discurso alinhado e não mudou seu jeito, conquistando temporada a temporada mais personagens, e mesmo sem solicitar e por ter conquistado a confiança do seu povo, chegou ao cargo de Rei do Norte.
06 - Planejamento é a alma do negócio


Não adianta gastar esforços em ações que não possuem planejamento, na maioria das vezes, elas não darão certo e ainda poderá prejudicar sua imagem no mercado.


Em Game of Thrones uma personagem com grande habilidade para planejar,, com toda certeza, é a Cersei. Apesar de ser uma das maiores vilãs da série, não podemos tirar o chapéu para suas aulas de planejamento para conquistar seus objetivos, como podemos relembrar na sexta temporada, onde pensávamos que ela estava na pior, prisioneira, humilhada pela sociedade, conseguiu planejar um ação e executar todos os seus inimigos de uma só vez, e assim, conquistar o Trono de Ferro.


Game of Thrones está chegando ao seu fim, mas essa série ficará marcada no coração dos seus fãs por ter construído uma história fascinante e que possibilita grandes conhecimentos para profissionais de diversas área do mercado, porém, principalmente, para os profissionais do marketing.
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