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O que define um curso de pós-graduação de qualidade?

14/08/2015 Por: Vanessa Cagliari
O que define um curso de pós-graduação de qualidade?

Investir em um curso de pós-graduação, além de oferecer conhecimentos e habilidades, faz com que aumente as chances de ascensão profissional e aumento salarial. Segundo um estudo feito com executivos de média e alta gerência no Brasil, produzido pela consultoria Robert Half, 66% das pessoas que possuíam algum curso de pós-graduação em sua área de atuação tiveram alta salarial depois da conclusão da especialização, 48% receberam alguma promoção e 22% passaram a receber mais que o dobro do salário.


 
A pós-graduação é um indicador da área de especialização do profissional e um diferencial competitivo, afirma Eli Borochovicius, professor de finanças da PUC-Campinas. "Além de adquirir habilidades especiais, o privilégio de se investir em uma pós-graduação é a troca de experiências com profissionais de diferentes setores da economia, bem como dos docentes pesquisadores", destaca. Mas para quem pretende iniciar uma especialização, fica a dúvida: quais os critérios que definem um curso de pós-graduação como de qualidade


 
A qualidade de um curso pode ser analisada por vários fatores. O primeiro é a regularização no MEC (Ministério da Educação) que depende da modalidade do curso: lato sensu ou stricto sensu. Além desse critério, estrutura e infraestrutura da instituição de ensino e sua reputação no mercado são outros indicadores de qualidade.


 
Lato sensu

O Ministério da Educação requisita algumas exigências para a oferta desses cursos: devem conter, no mínimo, 360 horas aula, 50% dos docentes com título de mestre ou doutor e cobrar dos alunos um projeto individual de conclusão de curso. Apesar das instituições de ensino que oferecem essas especializações não precisarem do credenciamento no MEC, a chancela do ministério é considerada como um selo de qualidade.

 
No ano de 2011, o governo federal tentou regular o setor ao limitar o credenciamento às Instituições de Ensino Superior (IES). Porém, as instituições não educacionais que oferecem o curso, como empresas e fundações, que tenham algum renome, não são afetadas, já que contam com a autorização do mercado.



 
Stricto sensu

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é a fundação do Ministério da Educação responsável pelos programas de pós-graduação stricto sensu: um mesmo programa pode incluir um curso de mestrado e outro curso de doutorado. A Capes acompanha, anualmente, os programas e, a cada três anos, divulga uma avaliação consolidada. A avaliação leva em consideração o corpo docente, o corpo discente, a proposta do curso, as dissertações, as teses, a produção intelectual e a inserção social.

 
Os programas recebem notas numa escala de 1 a 7. Para apresentar padrão mínimo de qualidade, um programa deve obter nota 3; para os programas que só oferecem mestrado, a pontuação é 5 e conceitos acima de 5, somente para programas que incluem cursos de mestrado e doutorado (de altíssimo nível). A avaliação mais recente é a de 2010.


 
Pesquisa

Um curso de pós de qualidade possui características que podem ser analisadas em uma pesquisa feita pelo próprio interessado, independente da avaliação do MEC. Confira alguns pontos:


- Quem são os professores? Eles já atuaram ou atuam no mercado de trabalho?

O mínimo exigido para os cursos é que metade dos docentes tenha título de mestre ou doutor. Quanto mais mestres e doutores, melhor. E o restante precisa ter, no mínimo, uma especialização em sua área de atuação. É possível solicitar, na própria instituição, a relação dos professores efetivos de cada disciplina com a respectiva titulação. Nos mestrados acadêmicos e doutorados, os docentes precisam dedicar-se em tempo integral ao ensino e à pesquisa. Para acessar o currículo dos professores, acesse à Plataforma Lattes, do CNPq.


 
- Histórico da instituição

Busque verificar a tradição da instituição, pois de modo geral, os cursos mais antigos costumam ter mais credibilidade no mercado. Entretanto, os novos não devem ser descartados, portanto, busque informações sobre a grade curricular, analise se é compatível com a formação prometida e se os professores têm qualificação para lecionar o curso.


 
- Estrutura e Infraestrutura

As condições físicas ideais do curso variam e dependem da área, como por exemplo: hospital é fundamental para uma especialização em Saúde. Já nas áreas de Exatas, cursos de química e biologia, laboratórios bem-equipados são essenciais. No caso da área de Humanas, a instituição deve manter uma biblioteca com acervo amplo e atualizado, de preferência com livros de autores estrangeiros e em versões em português e original.


 
- Localização

Esse critério não se trata de qualidade do curso, mas de adequação às necessidades e possibilidades do estudante. Se o curso não for na modalidade online, leve em consideração a localização da instituição como uma dos fatores a ser analisado na hora da escolha. A modalidade online, por exemplo, não exige que o estudante percorra grandes distâncias e fica mais fácil conciliar trabalho e estudos.


 
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