E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

O que é o processo de desenvolvimento de produtos?

16/10/2018 Por: Editorial Dom Bosco
desenvolvimento de produtos

Inovar e ser interessante são duas expressões totalmente diferentes, mas que muitos que são entendidas como iguais ao lidar com o processo de desenvolvimento de produtos - o que é um enorme erro. Por quê? Porque não analisar quais as modificações ou invenções necessárias para que os produtos sejam relevantes para o mercado pode trazer consequências desastrosas. É fundamental entender o que é o processo de PDP antes fazer alterações nos portfólios institucionais.


Ciclo de vida de produtos, exigência do consumidor moderno, situação econômica e outros temas mercadológicos, sondam as empresas que desejam se manter ativas. Dentre as diversas estratégias disponíveis para conseguir uma estabilidade, algumas escolhem surpreender com o desenvolvimento de novos produtos ou melhoria de produtos antigos. Por falta de estudo, quem muitas vezes acaba recebendo a surpresa é a própria empresa, que acaba não conseguindo uma péssima aceitação. Conclusão: prejuízo.


Um case bastante relevante para esse tema, é da Procter & Gamble que pode ser encontrado no livro o Poder do Hábito, do repórter Charles Duhigg. Durante os anos 90, a empresa lidou com um desafio de conseguir vender um Spray aromatizador que havia exigido milhões de dólares da empresa, mas que não estava trazendo o faturamento desejado. O cenário só foi alterado quando o processo PDP foi reavaliado, o que os levou a entender que o conceito deveria ser alterado, para que o produto se tornasse atrativo - o que de fato aconteceu!


Esse exemplo fortalece a importância do PDP e a aplicação correta de todas as suas fases, que são:



Pré-desenvolvimento - É onde deve acontecer a análise do desejo e necessidade do público perante o produto. Então, é nesse estágio que o conceito e principais funções devem ser definidas. Através de pesquisas secundárias e primárias é possível lapidar conceitos.


Desenvolvimento - Nesta etapa, todas as pesquisas prévias são aplicadas e a integração de diversos setores, como a equipe de engenharia e financeira, acontecem. O desenvolvimento é a formação do produto, então é um estágio pré-lançamento e que envolverá análises de aceitação em mercados disponíveis para teste.


Pós-desenvolvimento - Após o lançamento do produto, é importante avaliar a aceitação do público-alvo perante à novidade, o que envolve adaptação de comunicação ou estrutura, caso receba avaliações negativas.


A pesquisa de mercado é importantíssima em todos os processos de PDP, porque ela permite corrigir problemas que possam surgir quando o produto estiver ativo. Quanto antes os problemas forem identificado, mais lucrativo sairá para a empresa. No caso da P&G, citado anteriormente, o problema com a mensagem foi descoberto no pós-desenvolvimento, o que não teria sido desgastante - financeiramente e emocionalmente - caso tivessem feito uma análise melhor no pré-desenvolvimento.



A falha durante o processo pode acontecer por carências de conhecimento dos profissionais responsáveis pelo projeto. Desta forma, para quem deseja atuar no ramo, é primordial fazer uma especialização na área, como a pós-graduação em  Gestão do Desenvolvimento de Produtos Inovadores, oferecidos pela Unidombosco. Em apenas 6 meses, você estará competente para influenciar na tomada de decisões para o desenvolvimento de produtos que sejam inovadores e desejados pelo mercado.


pós gestão



E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar