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O que faz o gestor escolar?

28/11/2016 Por: Editorial Dom Bosco

O que faz o gestor escolar

Responsável pelo planejamento e execução de todas as regras e ações dentro de uma instituição de ensino, o gestor escolar é o profissional que cuida da qualidade do ensino de escolas por meio de diversas estratégias. Ele lidera a elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola e facilita a construção do currículo escolar.
 
 
O objetivo do seu trabalho é promover parcerias entre a equipe de educadores envolvendo coordenadores, funcionários e, até mesmo, as famílias no processo de construção do plano de ensino. Ainda cabe ao gestor, acompanhar e avaliar a aprendizagem dos alunos de maneira que seja capaz de detectar deficiências e, a partir daí, reorientar a prática pedagógica ajustando-a de acordo com as necessidades individuais dos estudantes.
 
 
De acordo com Sonia Simões Colombo, diretora e fundadora da HUMUS - Desenvolvendo Gestores de Sucesso, a formação continuada é um dos caminhos para a boa administração em escolas. Para a especialista, para que cada educador atinja seu pleno potencial, o gestor escolar deve criar programas de treinamento e desenvolvimento alinhados às necessidades individuais e da instituição de ensino.
 
 
Mais do que impor a sua forma de liderar, ele deve acolher a equipe de professores e oferecer os instrumentos necessários para que cada um possa desenvolver novas soluções em prol da aprendizagem dos estudantes.
 
 
No que diz respeito à gestão administrativa e financeira de escolas, o gestor escolar conduz a distribuição dos recursos da escola. Ele deve gerenciar os materiais pedagógicos, a documentação escolar e a estrutura da instituição, o que inclui a manutenção de equipamentos, e organização dos objetos e espaços que pertencem ao patrimônio escolar. Por fim, é o gestor escolar quem estabelece as regras e funções de cada funcionário dentro da instituição.
 
 
As principais funções do gestor escolar são:
-Cuidar da administração financeira da escola;
-Identificar as necessidades da instituição e buscar soluções;
-Gerenciar a equipe de educadores da instituição;
-Liderar a elaboração do projeto político-pedagógico, mobilizando toda a comunidade escolar;
-Prestar contas à comunidade;
-Acompanhar o cotidiano da sala de aula e o avanço na aprendizagem dos alunos;
-Atender os pais quando necessário;
-Incentivar e apoiar a implantação de projetos e iniciativas inovadoras.


Segundo a empresa especializada em carreiras, Love Mondays, o salário médio do gestor escolar é de R$ 5.859,00. No entanto, o valor da remuneração pode variar de R$ 2.700 a R$ 12.460,00, dependendo do porte da instituição de ensino.
 
 
A educação é uma das áreas mais importantes para o desenvolvimento do Brasil, pois além da formação de bons profissionais, ela tem a responsabilidade de formar bons cidadãos. O que torna a atualização profissional ainda mais importante.

 
Quem atua na área da educação deve ter em mente que se atualizar é obrigatório para garantir sua ascensão profissional e reconhecimento merecido no mercado de trabalho. Pensando nisso, o Dom Interativo criou o curso de pós-graduação online em Gestão Escolar para atender aos requisitos exigidos pelo mercado de trabalho. Clique aqui e conheça o curso, gratuitamente.
 
 
 

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