E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

O que muda na didática do ensino superior?

28/02/2019 Por: Editorial Dom Bosco
 didatica ensino superior


A boa didática envolve mais do que simplesmente dominar um assunto; envolve estar pronto para lidar com o perfil dos alunos que receberão a aula. Nas universidades é comum encontrar turmas inteiras insatisfeitas com a aula de um determinado professor. Esse descontentamento pode ser motivado por muitos motivos, sendo um desses a falta de preparo para a didática do ensino superior.


Diferente do que muitos entendem como sendo didática, que ela envolve só a capacidade de ‘dar aulas’, seu entendimento é mais amplo. Segundo o dicionário Michaellis, essa é:


1. “Técnica ou arte de ensinar, de transmitir conhecimentos.


2. PEDAG. Ramo ou seção específica da pedagogia que se concentra nos conteúdos do ensino e nos processos próprios para a construção do conhecimento; ciência e arte do ensino.”


Vamos nos concentrar na segunda definição, no trecho: “processos próprios para a construção do conhecimento”. Será que os processos para educar uma criança, são igualmente eficazes para ensinar um adulto? Não.


Crianças têm objetivos e um estilo de vida diferentes de um adulto. Não ter/saber usar de forma eficaz as ferramentas corretas para reter a atenção de alguém que tem um trabalho secular, preocupações de conseguir se sustentar e até quem sabe filhos e dependentes para cuidar, pode transformar conteúdos ricos em nada.


Então, não devemos generalizar a educação, entendendo que alguém que ensina crianças ou adolescentes, terá a mesma eficiência em ensinar adultos. Para que a educação possa transformar a vida de alguém, é importante ter a consciência de que ela deverá ser adaptada para esse alguém.


Então: o que muda na didática do ensino superior? As pessoas. Qualquer profissional competente entende que, se o público-alvo muda, TUDO muda!


Se você quer estar mais qualificado na educação e desenvolver sua didática para o ensino superior, pode começar a fazer o curso de extensão da Unidombosco: Didática do Ensino Superior. O curso é grátis e tem a intenção de transformar a vida de docentes e alunos que desejam ter acesso a um ensino de qualidade em todos os aspectos. Então, não deixe de participar!   


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

x
Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar