E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

O Uso da Segunda tela: Saiba tudo!

19/09/2014 Por: Editorial Dom Bosco

 Segunda tela ou “Second Screen” (em inglês) é um termo usado para o comportamento do telespectador em assistir a um programa ou filme na televisão, e simultaneamente usar outro dispositivo como “segunda tela”, comumente conectado nas redes sociais.

Este segundo dispositivo pode ser um tablet ou um smartphone, em que há interação em tempo real através de redes sociais ou até mesmo em blogs, permitindo que um assunto transmitido na televisão, continue acontecendo mesmo depois de encerrado. Os internautas podem emitir opiniões e críticas, o que pode impulsionar ainda mais a audiência.

Mas como as pessoas se comportam? Como a segunda tela pode ser uma jogada de marketing? Segundo a análise da especialista no assunto, Daniele Rodrigues, que atua como Real Time Conceptor de marcas da Coca-cola, OLX e Body Tech, este comportamento já faz parte de muitas faixas etárias e se torna cada vez mais comum.

Enquanto grandes acontecimentos ocorriam em todo o mundo, tal atitude já era observada, como na Copa do Mundo, que repercutiu muito por conta de comentários nas redes sociais. “Na edição deste ano do Oscar, por exemplo, foram mais de 19 milhões de tweets alusivos à premiação”, informou Daniele. Essa prática faz com que a audiência destes tipos de programa aumentem a cada segundo, já que pesquisas mostram que mais de 70% dos consumidores procuram opiniões de outros consumidores antes de adquirir qualquer produto.

Talvez você não imagine o quanto isso pode se tornar uma ferramenta de entretenimento. Por exemplo, no segmento esportivo, onde a participação dos usuários é ativa, segundo Daniele: “Adiciona-se mais uma perspectiva de observação e de significação, com novas possibilidades porque converge os universos off e online - consumo que pode ser um de cada vez ou simultaneamente.”

A atenção do telespectador fica totalmente dividida entre o que está passando na TV e o que as pessoas estão falando sobre isso. Porém, pesquisas já mostram que isso não interfere de modo significativo: “Dados da IAB e comScore (2013) indicam que, aproximadamente metade das pessoas que assistem TV e acessam a Internet ao mesmo tempo, presta igual atenção as duas telas. Os outros 50% declaram prestar mais atenção à Internet do que à televisão”, pondera Daniele.

Contudo, o uso deste recurso é muito novo, todavia já existem profissionais no mercado focados no estudo de estratégias. Especialistas como Daniele, veem neste novo comportamento uma alternativa viável e sustentável que poderá, inclusive, reinventar a televisão mundial.

 


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar