E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Opções de pós-graduação e MBA para formados em administração de empresas

01/04/2016 Por: Vanessa Cagliari

Opções de pós-graduação e MBA para formados em administração de empresas

As possibilidades de carreira para formados em administração de empresas são múltiplas, com destaque para as áreas de finanças e recursos humanos, uma vez que cargos de tais áreas são fundamentais para o bom funcionamento de uma organização e para a correta gestão dos processos de cada departamento. No entanto, para se destacar no mercado diante da grande concorrência é preciso ter um diferencial competitivo, e um curso de MBA ou pós-graduação é um indicador da área de especialização do profissional. Se você é formado em administração e busca se aprofundar em uma determinada área, conheça 10 opções de pós-graduação e MBA:



 
 
1.Gestão de pessoas
Com o objetivo de conseguir vantagem competitiva, muitas empresas passaram a investir na gestão de pessoas, pois se tornou uma área estratégica dentro das empresas. O curso de pós-graduação em gestão de pessoas oferece conhecimento acerca da gestão de recursos humanos, como o desenvolvimento da equipe; ensina a lidar com situações complexas e oferece conhecimentos sobre habilidades para diagnosticar limitações dos profissionais, melhorando suas capacidades e desenvolvendo novas técnicas.

 
Segundo o Guia Salarial da Robert Half 2016, o salário inicial do diretor de recursos humanos em uma empresa de pequeno porte pode chegar a R$20 mil. Clique aqui e saiba mais.


 
 
 
2.Secretariado executivo
Com o mundo globalizado de hoje, as empresas brasileiras estão mais competitivas e a demanda por secretárias especializadas aumentou consideravelmente. Conforme explica Stefi Maerker, diretora da SEC Talentos Humanos (empresa de consultoria em recursos humanos), ter apenas a faculdade não é o suficiente para exercer a função, é requisitada uma especialização na área.

 
 
O conteúdo do curso de MBA em secretariado executivo abrange as disciplinas de comunicação empresarial, inglês instrumental, espanhol instrumental, marketing de serviços, gestão empresarial, empreendedorismo, entre outras. Conforme apontou um estudo da Catho, um secretário executivo com domínio de um ou mais idiomas estrangeiros pode receber salário de R$8.473,00, valor superior ao salário inicial de um engenheiro civil (fundações), que corresponde a R$8.356,00.



 
 
3.Estratégia Empresarial
As constantes mudanças no mercado e a pressão em busca de resultados exigem que gestores tenham uma visão abrangente da organização e, por isso torna-se necessário o desenvolvimento de habilidades estratégicas que aumentem as performances dos negócios. O curso de MBA em gestão em estratégia empresarial proporciona conhecimentos sobre técnicas para atuar de forma integrada em vários tipos de projetos e desenvolve habilidades para atuar nas áreas de gestão, empreendedorismo, negócios, entre outros.



 
 
4.Gestão de Turismo e Hospitalidade
Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o setor de turismo é responsável pela geração de 6% a 8% de empregos no mundo. O mercado de trabalho oferece oportunidades de carreira em agências de viagens, operadoras turísticas, empresas de entretenimento e de organização de eventos.
 
 
De todos os cargos da área, o diretor de turismo é a função que oferece o maior salário, podendo chegar a R$17.651,29, conforme aponta a Catho Online. O curso de MBA em gestão de turismo oferece conhecimentos sobre planejamento, gestão de destinos e de empreendimentos turísticos, marketing de serviços, organização de eventos, etc.



 
 
5.Gestão em Saúde
Com o aumento do número de clínicas e hospitais, os cargos deixaram de ser ocupados somente por enfermeiros e médicos. Profissionais como administradores e economistas são cada vez mais presentes nas instituições de saúde, o que abre muitas vagas no mercado de trabalho. Segundo a assessora de carreira da Catho, Juliana Pereira, o mercado pode ser favorável para quem tem o curso de pós-graduação em gestão em saúde, visto que há carência de especialistas com formação nesta área.



 
 
6.Gestão de Serviços
O segmento de serviços corresponde hoje a cerca de 70% do PIB, sendo responsável pela geração de grande parcela de empregos e renda no Brasil. De acordo com Sandro Andriow, professor de Administração e Gestão da faculdade Dom Bosco, existe um mercado muito grande para quem tem formação específica em gestão de serviços.



 
7.Gestão do desenvolvimento de produtos inovadores
À medida que os mercados amadurecem, os consumidores tornam-se mais exigentes, o que aumenta a demanda por produtos com níveis crescentes de sofisticação. O curso de pós-graduação em gestão do desenvolvimento de produtos inovadores capacita profissionais formados em administração a ter uma visão de desenvolvimento de novos produtos, como instrumento de catalisação das mudanças do mundo contemporâneo e construção de vantagens competitivas para as empresas.



 
 
8.Gestão Financeira
O gestor financeiro se tornou um profissional estratégico para as empresas, pois por meio de sua atuação, ele consegue controlar todos os gastos com tributos e produtos, além de maximizar os lucros da empresa. A média salarial de um gestor de finanças é de R$5.661,61, segundo a Catho. O curso de MBA em gestão financeira prepara o profissional introduzindo conceitos práticos de finanças de uma forma analítica, sempre considerando o cenário econômico financeiro nacional e internacional.



 
 
9.Gestão em Logística
A logística é uma área fundamental para qualquer empresa, pois é através dela que produtos são movimentados para atender às demandas dos clientes, e está diretamente relacionada à melhoria da competitividade de uma empresa, segundo Edson Carillo, presidente e CEO da Conexxion Brasil. O gestor de logística deve ter amplo domínio sobre processos logísticos, compras, estoque e estratégias de melhoria dos serviços de entrega, conhecimentos que só um curso de pós-graduação em gestão de logística pode proporcionar.


 
 
 
10.Gestão de marketing
O marketing é uma área estratégica devido às suas ações de conquista do cliente realizadas por meio de vários estudos do comportamento do consumidor. O MBA em gestão de marketing oferece conhecimentos sobre estratégias de vendas em lojas online e físicas, como realizar campanhas online, além de oferecer técnicas sobre o uso de ferramentas e técnicas de gestão de marketing, aliando habilidades de gestão e liderança.
 

 


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar