E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

23/05/2019 Por: Editorial Dom Bosco
 orgulho nerd

Há muito tempo atrás, em uma galáxia muito distante….ok, não tão distante assim, os nerds possuem um estereótipo nada agradável, afinal eram considerados pessoas estranhas, com roupas diferentes, gostos peculiares e excluídos da sociedade. Felizmente o mundo é uma grande evolução, e hoje os nerds são considerados cool, tendo até uma data específica somente para eles: 25 de maio - o dia do orgulho nerd.


Mas, como ocorreu essa mudança de mindset na sociedade?

Essa é uma pergunta que não tem uma resposta concreta. Talvez muitas pessoas eram nerds; porém, devido ao estereótipo negativo, muitos escondiam sua paixão por esse mundo fascinante e cativante.

Leia também: O profissional do marketing representado por personagens de GOT


Apesar de haver muitos sucessos na época como Star Wars e Star Trek, uma das teses mais fortes para o fortalecimento da cultura geek ser aceitável na sociedade foi por meio do seriado The Big Bang Theory, criado em 2007, e que mostrou ao mundo como ser nerd pode ser muito legal.

E, não existe momento melhor para ser  um geek do que nos tempos atuais, pois, todos os anos somos bombardeados com produções audiovisuais, seja com o retorno dos famosos Jedis de Star Wars ou os super heróis da Marvel e DC; somos impactados quase que diariamente por conteúdos geeks.

Mas, como mencionado acima, essa é apenas UMA das teses sobre a ascensão do orgulho nerd. E se você descobrisse que todo esse movimento começou devido a uma simples toalha, você acreditaria?


O dia da Toalha



dia da toalha

Pode não ser uma expressão tão popular quanto o famoso dia do Orgulho Nerd; contudo, o Dia da Toalha foi uma das bases para comemorarmos com grande orgulho esse estilo de vida nerd. Tudo isso graças a um livro.

Sim, um livro foi o responsável por expandir e transformar a vida de milhares de pessoas. O dia 25 de maio foi escolhido para representar o Dia da Toalha para homenagear um dos maiores autores nerds da história, Douglas Adams, escritor e autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, que faleceu no dia 11 de maio de 2001.


Essa obra prima, aclamada por muitos apaixonados pelo mundo geek, descreve uma toalha como um objeto fundamental para qualquer mochileiro espacial, podendo assim, ser usada de diversas formas e se tornando um item básico, porém essencial para sobrevivência na galáxia. Por esta razão, os fãs, duas semanas após a morte de Douglas, saíram às ruas carregando uma toalha pendurada na mochila, assim como um mochileiro, para homenagear esse grande escritor.


O Dia do Orgulho Nerd
Star wars


Já esse nome, o dia do orgulho nerd, que estamos mais familiarizados é recente, não existe nada confirmado, mas em 2006, um grupo de nerds da Espanha decidiu mostrar ao mundo que não tinha vergonha de ser apaixonado por essa cultura.


A data que escolheram, 25 de maio, não foi por acaso. Essa data representa muito para os nerds de plantão, afinal foi nesse dia, em 1977, que estreava o primeiro filme do Star Wars, conhecimento como o episódio IV - Uma Nova Esperança. Desde então as duas comemorações andam juntas, tudo para homenagear e demonstrar todo o amor e orgulho de ser nerd.


Dica de leitura:
Aprenda com Star Wars: Seja um profissional Jedi





Não importa sua idade, mas, alguma vez em sua vida você já foi impactado por um filme, desenho, quadrinho ou game, e por mais que possa não admitir, gostou e teve o seu lado nerd despertado, não é mesmo?!


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Notícias relacionadas

23/05/2019

Orgulho Nerd


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar