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Os melhores livros de marketing que todo profissional deve ler

25/06/2019 Por: Editorial Dom Bosco
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A revista Galileu reuniu pesquisas de Universidades que atestam o benefício da leitura para os seres humanos; dentre os dados, temos que 21% daqueles que leem possuem salários melhores frente aos que não leem; e ainda, ler contribui para a redução em 68% do estresse. 


Assim, os benefícios de não esquecer da leitura numa era onde conteúdos audiovisuais estão em alta, são significativos!


Por isso, neste post vamos sugerir os melhores livros de marketing que todo profissional deve ler, não só para aprimorar seu conhecimento em Marketing, como também para contribuir que você tire proveito de todas as vantagens que a leitura pode oferecer a sua mente e corpo. 



Veja também: Mix de Marketing: conheça os 8 P's poderosos



Livros de Marketing que você deve ler


Mas vamos combinar uma coisa antes de continuar: livro na estante não dá resultados, ok?! Então, não precisa sair comprando todos de uma única vez. Vá lendo aos poucos e tirando proveito da leitura. 


Procure fazer anotações e considerar como aplicar as dicas em seu dia a dia. Procure alguns feedbacks da leitura escolhida na internet - acredite, você poderá ter insights maravilhosos ao analisar a interpretação de outros leitores.


Vamos às dicas!



O Marketing 4.0 - Philip Kotler 

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A evolução do mercado deixa claro como a visão das empresas perante seus consumidores foi transformada. Passamos de uma era onde quem comprava tinha pouca autonomia sobre o que encontraria na prateleira para uma era onde quem dita o catálogo é o público. 


Toda a evolução do Marketing 1.0, 2.0, 3.0 para o Marketing 4.0 (que vivemos hoje), principalmente no digital, é esclarecida pelo pai do Marketing, neste conteúdo distribuído em 208 páginas por Philip Kotler. Conhecido como o pai do Marketing, ele esclarece a realidade mercadológica atual e dá sugestões de como alcançar resultados satisfatórios. 



Spin Selling - Neil Rackham

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Vender não é só vender; muito além disso, vender é entender o que o consumidor precisa. Mas, como descobrir essa necessidade, se de acordo com Neil Rackham o público nem tem a consciência de que possui um problema? 


Para Rackham o sucesso de uma venda é resultado das perguntas certas, feitas pelo vendedor ao seu cliente. Com base nesse entendimento, ele desenvolveu a metodologia SPIN, onde cada sigla representa em inglês um estágio de propensão à compra, sendo esses: Situação; Problema; Implicação; e Necessidade.



Reimagine - Tom Peters

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A vitória das batalhas resultam, na maioria das vezes, de prever o oponente e identificar brechas que ofereçam vantagem competitiva. O mercado não deixa de ser um campo de batalha, porém, comercial. 


Leitura recomendada para os profissionais de Marketing, o guru da Administração, Tom Peters, abre os olhos dos leitores para identificar oportunidades no futuro. Destacando o despreparo das organizações atuais em identificar brechas em negócios, Peters oferece sugestões e estratégias para inovar as empresas e ficar “anos-luz” à frente da concorrência. 



O Ponto da Virada - Malcolm Gladwell

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Não poderia faltar na lista dos
melhores livros de Marketing um título que falasse sobre estímulos/gatilhos corretos para vender. Não identificar o trigger point do negócio, está entre as principais razões de negócios com alto potencial, ficarem esquecidos no mercado. 


Malcolm Gladwell analisa os fenômenos sociais, que fazem com que produtos, serviços e atitudes esquecidas, se tornem virais repentinamente. Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos e um dos best-sellers mais conhecidos no Marketing, Gladwell vai revolucionar a forma como você desenvolve sua comunicação com o mercado. 



A Estratégia do Oceano Azul - W. Chan Kim e Renée Mauborgne

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A concorrência é fator de extrema relevância no mundo dos negócios, onde o mais forte sempre prevalece. Mas, fique você sabendo: há empresas que descobriram como trabalhar longe dessas ameaças. 


O Oceano Azul, usado pelos autores para retratar o cenário longe dos concorrentes, não é um sonho possível e existem estratégias para conseguir esse ideal mercadológico. Após estudarem 150 empresas em 30 diferentes ramos de negócios, Chan e Renée, apresentam uma forma diferente de trabalhar com três estratégias comuns: liderança em custos, diferenciação e nicho. 



Quer encontrar mais sugestões de materiais e ferramentas para o Marketing? Conheça o MBA em Gestão de Marketing e Comunicação Integrada.  

 

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