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Os pilares fundamentais do marketing digital

04/12/2014 Por: Editorial Dom Bosco


As empresas investem, cada vez mais, em estratégias inovadoras para atender as expectativas dos seus clientes e, ao mesmo tempo, aumentar seus lucros. Por conta dessa demanda, o marketing digital se tornou uma ferramenta essencial para aumentar a credibilidade e a relevância de uma marca.

 
Uma ótima técnica para as empresas que pretendem investir na sua imagem é a aplicação de princípios considerados pilares essenciais de ações em marketing digital: planejamento, conteúdo, relacionamento e monitoramento.

 
 
Planejamento
Um bom planejamento é o primeiro e mais importante passo e do qual dependem todos os demais. A princípio, ele deve abranger aspectos do passado e do presente para, então, assegurar o preparo adequado para enfrentar o futuro. Além disso, ele precisa estar alinhado ao plano de marketing da empresa. Planejamento é um exercício de paciência que envolve cautela, estratégia e uma dose de intuição.
 
 
Conteúdo
As redes sociais são ferramentas essenciais para a divulgação da marca da empresa. Entre as redes sociais que podem ser usadas para promover conteúdo estão Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, entre outras, dependendo do segmento de atuação da empresa. O profissional de marketing tem a missão de entender as necessidades e expectativas do seu público-alvo e, através dos perfis dos internautas nessas redes, é possível descobrir quais são seus hábitos, gostos e preferências.
 
Dessa maneira, é possível divulgar conteúdo condizente aos interesses do consumidor. Um exemplo são as fan pages no Facebook, onde a empresa divulga novidades e descobre o que os seus consumidores desejam em relação aos serviços e produtos oferecidos através de comentários críticos ou sugestivos.

 
Relacionamento
Através das mídias sociais, é possível criar um relacionamento com seu público, usando ferramentas de mensuração e monitoramento, além de conhecê-lo melhor por meio do tipo de conteúdo que ele compartilha e curte.
 
Além disso, o relacionamento é eficiente quando o cliente é “ouvido” e tem respostas rápidas e eficazes aos seus pedidos. O investimento e as ações em redes sociais devem estar alinhados a e-mail marketing, SEO, games, entre outras.
 
 
Monitoramento
 
O monitoramento engloba as métricas, que são importantes para obter dados confiáveis e mensuráveis para avaliar o retorno concreto das ações de marketing digital. As métricas podem ser obtidas por meio de ferramentas, algumas fornecidas gratuitamente pelo Google. Além disso, o monitoramento deve ser segmentado, ou seja, incluir o monitoramento da marca, monitoramento da concorrência e monitoramento de mercado.
 
Fonte: AgeOne
 
 

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