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Os principais desafios de marketing para as empresas, segundo a Experian

09/06/2016 Por: Vanessa Cagliari

Os principais desafios de marketing para as empresas, segundo a Experian

Descobrir, entender as necessidades e vontades dos consumidores são os principais desafios de marketing para as empresas em 2016, aponta o estudo Digital Marketer 2016 produzido pela Experian. Para chegar a esse resultado (38%), foram entrevistados 1.190 profissionais de 14 países durante o mês de novembro de 2015, incluindo o Brasil.
 
 
Já para 35% das pessoas ouvidas, aumentar a visibilidade da marca diante da concorrência é um outro desafio das áreas de marketing das empresas, figurando em segundo lugar no ranking. Em terceiro, 33% dos profissionais apontaram que é preciso estar à frente das tendências de marketing, e, em seguida, 32% dos entrevistados citaram como desafio do marketing a integração de múltiplas plataformas e tecnologias de marketing.
 
 
 
Para Fernando Rosolem, gerente da Serasa Experian Marketing Services, esse levantamento é um retrato da dificuldade que o mercado ainda tem em captar informações que ofereçam uma visão única dos seus clientes. "A maioria das empresas já vê as informações como uma parte essencial da formação da estratégia de negócios", explica Rosolem.

 
 
Em quarto lugar no ranking e com 27% das respostas está a conexão dos dados dos clientes por meio de canais e devices, e, em seguida, também com índice de 27% das respostas, tornar as mensagens relevantes para os clientes. Fechando a lista dos cinco desafios de marketing para as empresas está a mensuração precisa dos resultados das campanhas de marketing.


 
A pesquisa revelou também que 52% dos entrevistados acredita que o aumento do conhecimento sobre o cliente é uma das três principais prioridades do marketing para este ano. Mas como atingir essa meta? As respostas estão na segunda e terceira prioridades apontadas: integrar tecnologia para automatizar e gerenciar interações cross-channel com os consumidores (43%), e coletar, associar e gerenciar dados (42%).

 
 
"Apesar de os departamentos de marketing terem começado a utilizar ferramentas tecnológicas mais sofisticadas ao longo dos últimos anos, eles estão apenas começando a usufruir dos insights que os dados podem prover", conclui Fernando.


 
Acesse o estudo Digital Marketer 2016 da Experian, na íntegra. A pesquisa tem 112 páginas e contém informações segmentadas por porte das empresas consultadas. O download é gratuito.

 
 
>Saiba mais: Quanto ganha um profissional de marketing digital?
 
 


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