E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Os profissionais mais procurados para trabalhar como freelances

25/04/2016 Por: Vanessa Cagliari

Os profissionais mais procurados para trabalhar como freelances

 
 
Trabalhar como freelancer é uma opção para os profissionais que estão com dificuldade em conseguir um emprego formal ou desejam ter mais autonomia profissional, com a vantagem de trabalhar em casa. Conforme aponta uma pesquisa da empresa Workana, que conecta empresas e profissionais e reúne mais de 219 mil freelances cadastrados, a área de tecnologia é a mais promissora para o trabalho freelancer. O estudo revelou ainda que design e serviços multimídia também estão entre as atividades mais procuradas. Confira, a seguir, os profissionais mais procurados para trabalhar como freelances:

 
 
 
Profissionais de TI e de programação

De acordo com a pesquisa, a área de TI responde por 43% da demanda na Workana, com destaque para contratações nos estados de São Paulo e Minas Gerais: 47% da procura de empresas paulistas e mineiras são para trabalhos neste segmento. Na plataforma, 31% das pessoas cadastradas são de TI ou programadores. Entre eles, 37% são de Belo Horizonte; 36% de São Paulo; e 29% são de Porto Alegre. Segundo a empresa, os projetos duram em média 31,5 dias.


 
 
Profissionais de multimídia e designers

O estudo aponta que 28% da demanda de profissionais freelances registrada na Workana é para atividades de design e multimídia. O Rio Grande do Sul figura no topo do ranking das regiões com maior procura por freelances dessa área; 30% da procura que parte de empresas do estado é para trabalhos nesta área.

No Paraná, 31% das necessidades são para design e serviços multimídia.Entre as pessoas cadastradas, 39% são do Rio de Janeiro e 29% da Bahia, estados que se destacam na oferta deste tipo de serviço, segundo o levantamento da plataforma. Os projetos duram, em média, 21,5 dias.


 
 
Produtores de conteúdo e tradutores

Do total da demanda por serviços freelances, 15% são de serviços de tradução e de produção de conteúdo e, entre os profissionais cadastrados, 14% são deste setor. Entre as regiões com maior necessidade de projetos estão a Bahia, com 19% de demanda. Os projetos duram, em média, 18 dias.


 
 
Profissionais de marketing e vendas

O setor de marketing e vendas significa 8% da demanda registrada pela Workana. Segundo o estudo, no estado de Minas Gerais, o cenário mostra uma significativa incidência (12%) por estes serviços. Porém, os profissionais deste segmento estão mais em destaque em outros estados, que são Bahia (12%), São Paulo (11%) e Rio Grande do Sul (10%).


 
 
Engenheiros e profissionais de manufatura

O estado de São Paulo é a região que mais contrata o serviço dos engenheiros, com 3% dos contratos fechados. Os projetos de engenharia e manufatura são os mais longos, com duração média de 49 dias. No Paraná e na Bahia, 2% dos projetos contratados são do setor.


 
 
Profissionais da área da administração

O setor de suporte administrativo aparece com 2% da demanda na Workana: 4% dos profissionais oferecem serviços nesta área. Entre as regiões, o estado do Pernambuco registra 6% das contratações para atuar na área de suporte administrativo. Minas Gerais e Bahia figuram com 5% cada um; Pernambuco e Paraná aparecem com 8%.
 
 
 
Profissionais do direito

A cada 100 serviços buscados na plataforma, um é para a área jurídica. Bahia e Minas Gerais registram maior demanda para trabalho freelancer no segmento, com 2% dos projetos com origem nestes estados que duram, em média, 19 dias.


 
 
Profissionais de finanças e administração

Segundo a pesquisa da Workana, 3% dos profissionais oferecem serviços de finanças e administração no site. Os estados com maior índice de pessoas oferecendo trabalhos são Minas Gerais (4%); Paraná (4%); São Paulo e Pernambuco (3% cada um). Projetos duram um mês, em média.
 
 

 


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar