E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Ouvir música no trabalho aumenta a produtividade

28/01/2016 Por: Editorial Dom Bosco
Ouvir músicas no trabalho aumenta a produtividade e a criatividade

Ouvir música muda a forma com que nos sentimos, sendo possível usarmos isso para aumentar a produtividade e a criatividade no trabalho, sempre controlando o tipo de música que sai dos fones de ouvido. Ao escutar música é estimulada uma parte do nosso cérebro chamada de núcleo accumbens, uma região que comanda a liberação de dopamina, um neurotransmissor liberado quando você come o seu prato favorito e que faz você querer mais, dando a sensação de prazer.


 
Entretanto, não basta apenas colocar seus fones, colocar sua música favorita e esperar a dose de dopamina ser liberada: a quantidade da substância liberada depende do elemento surpresa. Por exemplo, quando você está escutando uma playlist e se depara com uma música incrível que você nunca ouviu antes, a quantidade de dopamina liberada é muito maior do que quando você ouve o seu hit preferido pela centésima vez. Quer saber como usar a música para melhorar a sua produtividade no trabalho? Veja um guia para te ajudar:


 
 
Para se concentrar
Ao escutar uma música que você adora, com uma letra com a qual você se identifica, o seu cérebro pode liberar mais dopamina do que deveria para manter a concentração, e muita dopamina faz com que você perca o foco. Portanto, escolha músicas já conhecidas ou escute músicas instrumentais, sem voz.


 
 
Para estimular a criatividade
Para quem trabalha com tarefas que exigem criatividade, o melhor som é o neutro: ele não caracteriza o silêncio absoluto, mas também não é música, conforme aponta uma pesquisa do Journal of Consumer Research. Segundo os cientistas, o ideal é o som de um café, e existe uma ferramenta que simula o som desse ambiente, o Coffitivity.
 


 
Para concluir tarefas chatas
Uma pesquisa publicada pela revista Neuroscience of Behavior and Physiology percebeu que a habilidade de uma pessoa em reconhecer letras, imagens ou números aumentava quando ela ouvia música clássica ou rock. A mesma situação acontecia quando as músicas eram tocadas em fones de funcionários de uma linha de montagem: os funcionários trabalhavam mais rápido e o tempo também parecia passar mais rápido. Então, na hora de fazer algo repetitivo, escute Rolling Stones ou Beethoven, por exemplo.


 
 
Para diminuir a tensão
Existem pessoas que gostam de ouvir metal durante o trabalho. O gosto musical entre uma pessoa e outra pode variar muito e ouvir músicas do seu gênero favorito ajuda a diminuir a tensão.


 
 
Para tarefas complexas, aperte pause
Precisa ler um relatório de difícil compreensão? Então, aperte pause. Um estudo da Universidade do Instituto de Gales de 2010 revelou que, ao precisarem memorizar uma sequência de números e sons, participantes tinham mais dificuldade de recordar das ordens quando uma música tocava baixinho ao fundo. Portanto, se você está fazendo algo novo e complexo, o silêncio é a melhor opção para executar essa tarefa.


 
Com informações de Revista Galileu
 
 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar