E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Pedagogo pode atuar em diversas áreas do mercado de trabalho

22/07/2019 Por: Vanessa Cagliari

Pedagogo pode atuar em diversas áreas do mercado de trabalho



O pedagogo é conhecido como o profissional que está presente somente em escolas atuando como educador, mas ele pode trabalhar em muitas áreas e instituições públicas e privadas. Atualmente, os cursos de pedagogia são mais abrangentes. Segundo as novas diretrizes do governo federal, o currículo dos cursos de hoje devem ser direcionados a formar professores para os níveis de Educação Infantil, Educação Fundamental I e para a área de gestão de instituições de ensino.  


 
Anteriormente, durante três anos de curso, eram lecionadas as disciplinas voltadas para a educação como Filosofia, Sociologia e Psicologia, entre outras matérias, além de mais um ano de habilitação profissional com as disciplinas focadas em administração, que capacitavam o pedagogo a ser um gestor de escola. Mas, hoje, as questões de gestão permeiam todas as disciplinas do curso.

As áreas de atuação dos pedagogos

 Pedagogia no mercado

Entre as áreas em que o profissional de pedagogia pode trabalhar estão: ensino em escolas públicas e privadas (ministrar aulas da 1ª a 5ª série do Ensino Fundamental), administração escolar (gerenciar materiais, financiamentos e recursos humanos), educação especial, orientação educacional (oferecer assistência aos estudantes com o uso de métodos psicológicos) e pedagogia empresarial (criar projetos educacionais, sociais e culturais para empresas).



 
Hoje, o mercado de trabalho para o pedagogo é vasto, no entanto apresenta desafios em relação ao índice de pessoas que pretendem ingressar nele. De acordo com o Guia de Profissões e Salários da Catho, a média de salário nacional inicial de um pedagogo gira em torno de R$1.466,99.


 
A área de educação está em expansão por conta do crescimento demográfico, segundo informações do IBGE e as escolas da rede de ensino básico do Brasil precisam de mais educadores. E mais que isso: educadores com cursos de pós-graduação no currículo nas áreas de língua-portuguesa e redação, educação de jovens e adultos, libras, cultura e literatura, língua inglesa, educação inclusiva, gestão escolar e alfabetização.   


 
 
Por fim, o pedagogo pode encontrar oportunidades em outras áreas como hospitais (na área de pedagogia hospitalar) ONGs (Organizações não governamentais) e empresas de educação à distância. O Dom Interativo oferece diversos cursos online de pós-graduação na área da educação. Clique aqui e experimente nossa metodologia.
 

 Pós Graduação Pedagogia

 

 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar