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Pesquisa analisa o impacto de campanhas publicitárias na mente do consumidor

25/02/2016 Por: Vanessa Cagliari
Pesquisa Forebrain Neuromarketing

A comunicação entre anunciante e cliente precisa estar alinhada, ambos devem usar a mesma linguagem e estar inseridos no mesmo contexto, ou então a mensagem não é transmitida da forma correta. Mas existe uma forma de saber o que acontece na mente do consumidor quando ele é impactado por um anúncio e, assim, criá-lo de forma mais assertiva?
 

 
Com o objetivo de aproximar marcas e consumidores, a empresa especializada em neuromarketing, Forebrain lançou a maior pesquisa sobre o assunto no Brasil, o BRAIN 500. Depois de entrevistar 1200 pessoas que analisaram mais de 500 comerciais de TV, a empresa apresentou a pesquisa por meio de 50 cases que oferecem diversos insights sobre como chamar a atenção do consumidor, como emocioná-lo e como ser lembrado e desejado por ele.

 
 
Os participantes do experimento foram convidados para uma avaliação de um filme documentário, enquanto tem seus registros de ondas elétricas cerebrais e movimentos dos olhos coletados por meio de tecnologias como eletroencefalograma e eye-tracking. O interesse da Forebrain com este método é compreender as respostas espontâneas e não conscientes dos participantes à propaganda enquanto assistem a um conteúdo, simulando o que acontece em sua casa.





Imagem: Forebrain


 
A conclusão do estudo foi feita por um time de doutores e pesquisadores em neurociência, com descobertas apresentadas de maneira clara, simples e didática. Todos os comerciais avaliados foram disponibilizados em uma plataforma online, o BRAIN Analytics, que permite a possibilidade de comparar os filmes publicitários analisados e ajudam na criação de anúncios capazes de provocar uma reação emocional mais impactante nos consumidores.

 
 
Desde 2013, todo mês, a Forebrain analisa entre 30 e 40 comerciais de TV das principais marcas brasileiras veiculados nos últimos 30 dias. No momento, a plataforma é o maior banco de dados de propaganda analisada por neurociência no Brasil, com mais de 500 filmes publicitários que mostram as reações não conscientes de consumidores que participaram de testes nos últimos dois anos.
 
 
 
Para facilitar a compreensão dos insights do estudo, a Forebrain liberou seu acesso às ferramentas analíticas da plataforma BRAIN. Clique aqui para acessar a pesquisa e a plataforma, ou então assista a esse vídeo produzido pela empresa.
 
 
 

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