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Pesquisa descreve perfil do consumidor brasileiro no comércio online

28/05/2015 Por: Vanessa Cagliari
Pesquisa descreve perfil do consumidor brasileiro no comércio online

Com o intuito de descobrir o comportamento do comprador brasileiro em compras online, a empresa multinacional TNS, produziu uma pesquisa, intitulada de "Connected Life" . Para o levantamento, foram entrevistadas 963 pessoas no país e o resultado do estudo revelou que, no Brasil, o nível de compra no e-commerce varia entre 24% a 48%, enquanto que em outros países como Rússia e Estados Unidos, varia entre 49% a 59%. As principais motivações dos brasileiros na decisão de compra são preço, 73%, e entrega grátis, 71%. Entre as categorias mais compradas estão viagem, tecnologia e música. Essa pesquisa é realizada em mais de 52 países com 56 mil pessoas para descobrir o perfil dos consumidores no universo online.


 
Segundo a diretora de customer experience e responsável pela análise dos dados da TNS, Juliana Honda, é preciso ajustar a estratégia de negócio e a logística a fatores comportamentais do brasileiro para desenvolver o e-commerce no Brasil, uma vez que nem todos os públicos possuem o mesmo acesso e conectividade ao ambiente online.  Ainda de acordo com Juliana, o Brasil é um mercado digitalmente envolvido, no entanto, a jornada de compra é dominante no meio off-line. Entretanto, o meio online atua de maneira crescente na decisão de compra do consumidor brasileiro, e isso é positivo em diversas categorias de produtos e serviços.


 
No quesito tecnologia, 76% dos compradores pesquisam antes de adquirir um produto, sendo a propaganda boca a boca e a análise de preços na loja os principais fatores de consulta. Desse percentual, somente 18% das pessoas compram pela internet. Também foi constatado na pesquisa que os brasileiros tem preferência em ir ao supermercado do que escolher produtos online. Na categoria cuidados pessoais, 52% dos brasileiros fazem pesquisa antes de comprar.



Apenas 5% das pessoas entrevistadas afirmaram usar dispositivos móveis para ir às compras, pois o volume de compras é menor que o online e, também, porque preferem receber os produtos na hora. Fatores como segurança e garantia de autenticidade dos produtos ainda são obstáculos apontadas por todos os perfis entrevistados para comprar online. Em relação à pesquisa online de preços, showrooming e produtos no ponto de venda, 22% dos entrevistados afirmaram fazer esta avaliação. Quanto a utilização do celular como meio de pagamento para produtos ou serviços, a média no Brasil é 11%.
 
 
 
 
Sobre a pesquisa Connected Life
 
A pesquisa "Connected Life" é um estudo feito mundialmente que avalia o comportamento digital de 56.600 internautas em 52 nações e revela como a tecnologia está transformando a vida dos consumidores em todo o mundo. O levantamento disponibiliza informações fundamentais para o impacto do crescente universo digital, além de desvendar, também, novas oportunidades para as empresas se conectarem com seus públicos neste ambiente.


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