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Pesquisas revelam quais os alimentos que ajudam a manter a concentração

10/02/2017 Por: Editorial Dom Bosco

alimentos que ajudam a manter a concentração

Para quem faz pós-graduação online, manter a concentração nos estudos é um desafio e um exercício constante. Mas você já parou para analisar que alguns dos motivos que te impedem de manter o foco podem estar relacionados à sua alimentação?
 
A deficiência de alguns nutrientes no organismo podem aumentar os níveis de estresse e diminuir a concentração nos estudos, como carboidrato e a vitamina B. Veja, a seguir, os alimentos que ajudam a manter a concentração:
 
 
 
1.Beba água
Quer aumentar a sua capacidade intelectual? Então, beba água. Segundo um estudo da Universidade do Leste de Londres, beber água pode ajudar o cérebro a trabalhar mais rápido.
 
Para chegar a essa conclusão, foi pedido para que 34 voluntários realizassem uma série de tarefas depois de uma noite sem beber nada. Antes dos testes, eles bebiam 500 ml de água ou comiam uma barra de cereal. Os pesquisadores descobriram que beber 500 ml de água antes das tarefas intelectuais tornaram as reações cerebrais 14% mais rápidas.
 
 
Algumas teorias revelam que a desidratação produz efeitos negativos no cérebro, e beber água antes de fazer uma atividade seria capaz de consertar esse desequilíbrio.
 
 
 
2.Consuma proteínas e carboidratos
De acordo com o site australiano “Body and Soul”, é importante consumir alimentos ricos em proteínas e carboidratos complexos, pois eles dão energia ao corpo, sendo muito importantes para a disposição do cérebro e para aumentar a concentração.
 
Na hora de escolher os alimentos, dê preferência pelos carboidratos ricos em fibras, pois estes se transformam em glicose lentamente, como pães, massas integrais, arroz integral e aveia.
 
No caso dos alimentos com proteína, escolha legumes, nozes, ovos, iogurte, peixe, carnes e tofu, cuja digestão é mais lenta e mantém a sensação de satisfação por mais tempo.
 
 
 
 
3.Consuma Ômega 3
Os alimentos com ômega-3 também ajudam a manter a concentração. Um estudo da Northumbria University, do Reino Unido, revelou que o consumo semanal de peixe, alimento rico em ômega 3, melhora a circulação cerebral.
 
O ômega 3 age na formação da bainha de mielina que é um componente dos neurônios. Dessa forma, ocorre a melhora do desempenho cognitivo e da comunicação entre as células do cérebro. Entre os alimentos ricos no nutriente estão o salmão, chia e óleos.
 
 
 

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