E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Pós-graduação em Docência do Ensino Superior habilita graduados para lecionar

15/06/2015 Por: Vanessa Cagliari
Pós-graduação em Docência do Ensino Superior habilita graduados para lecionar

Segundo a legislação, para ser professor do ensino superior, é necessário, possuir no currículo, curso de mestrado ou doutorado. No entanto, alguns profissionais não estão preparados pedagogicamente, o que gera dificuldades na aprendizagem dos alunos. O Brasil já reúne mais de 6,7 milhões de estudantes matriculados em cursos de graduação e os docentes dedicados ao ensino superior estão sendo cada vez mais valorizados. Porém, a atividade não é restrita aos graduados em algum tipo de licenciatura, mestrado ou doutorado, apesar das universidades serem obrigadas a compor o corpo docente com profissionais com tais qualificações.



 
Segundo o MEC, a exigência para a formação de um docente de graduação varia conforme a área pretendida. Entretanto, os cursos de bacharelado não habilitam o estudante a ministrar aulas automaticamente. A docência no ensino superior requer o domínio de algumas habilidades didático-pedagógicas, além de formação em uma área específica do conhecimento e experiência profissional. Portanto, qualquer profissional formado em bacharel precisa, no mínimo, possuir uma especialização para atuar como docente no ensino superior.



 
Um bom começo é investir em um curso de pós-graduação lato sensu para adquirir os conhecimentos necessários para lecionar. Entretanto, para ingressar no ambiente acadêmico, também é importante se aprofundar em projetos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento didático. E são essas pesquisas que ajudam, futuramente, a escolher uma área de mestrado, um passo mais avançado na formação de professores. A experiência profissional completa o perfil de quem quer lecionar disciplinas práticas em um curso superior. Por exemplo, um advogado ou um médico, pode trazer toda a sua experiência e vivência como modelos de aula em universidades unindo a prática à teoria.



 
A necessidade de professores para atuar no ensino superior no Brasil tende a crescer cada vez mais, segundo dados do MEC (Ministério da Educação). O Censo da Educação Superior, divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), revelou que as matrículas no ensino superior cresceram 5,7% entre os anos de 2010 e 2011. O maior crescimento registrado, de 7,9%, ocorreu em instituições públicas de ensino, já nas universidades privadas, o percentual foi de 4,8%.



 
Com o objetivo de habilitar profissionais de várias áreas para atuarem como professores em cursos superiores, o Dom Interativo oferece o curso de pós-graduação online de Docência no Ensino Superior. O curso desenvolve competências referentes às atividades pedagógicas do professor do ensino superior, abordando princípios de aprendizagem. Clique aqui e conheça.



 
 
Além da Docência do Ensino Superior, o Dom Interativo oferece outros cursos de pós-graduação na área de educação. Entre eles estão: Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos, Pós-graduação em Língua Portuguesa, Pós-graduação em Libras e Pós-graduação em Psicomotricidade.
 
 
 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar