E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Pós Online x Pós Presencial: Fizemos o comparativo para você

04/06/2019 Por: Editorial Dom Bosco
 https://www.domboscoead.com.br/pos-graduacao/noticias
 

A revista Ensino Superior, compartilhou os dados da  Education at a Glance 2017 onde apenas 15% dos brasileiros entre 25 e 34 anos estão no ensino superior. Ainda, segundo a OCDE, esse baixo número é um reflexo de poucos concluintes do ensino médio: no estudo, apenas metade da população brasileira, tem o diploma do período escolar. E, na sequência temos a informação de que o ensino superior continua a crescer no Brasil, mas graças a modalidade online.
O que isso tem a ver com o comparativo de Pós Online X Pós Presencial? Tudo!

 

Se você quer entender melhor o assunto e decidir se é melhor fazer uma Pós Online ou Pós Presencial para a carreira, siga lendo o artigo.

Pós Online e Pós Presencial: eis a questão!
https://www.domboscoead.com.br/pos-graduacao/noticias 

O que ensino médio e modalidade de graduação tem a ver; ou melhor, como podemos ter dificuldade na conclusão do ensino médio e na sequência obter a informação de que o ensino superior (na modalidade a distância) cresceu? Apesar da modalidade EAD ser recentemente inserida também no ensino médio (30% do curso pode ser online), nem sempre foi assim e estar presencialmente na sala de aula, se tornava impossível para alguns.

 

Contudo, o ensino superior ganhou novas possibilidades e melhorias no ensino a distância, e permitiu que mesmo as pessoas que trabalham, precisam cuidar da família ou moram distantes das Universidades presenciais, consigam dar continuidade nos estudos. Assim, o que o EaD dá às pessoas com interesse em fazer a graduação ou especializações, chama-se oportunidade.  

 

Claro que, cursar uma pós-graduação a distância ou presencial, tem suas diferenças no formato do curso - a começar pela disponibilidade na agenda do aluno. Assim, não se trata de qual formato é melhor; e sim, qual formato de ensino é melhor para você? Desde que a instituição escolhida atenda as normas do MEC, a decisão de como fazer o curso, é só sua.

 

O que muda?
 

Mesmo que a escolha da modalidade de estudo dependa do próprio estudante decidir o que é melhor para o seu futuro, a decisão é difícil, ainda mais quando não se sabe as diferenças. Para que você possa fazer essa escolha com segurança, preparamos o comparativo a seguir do que muda de um formato para outro.

 

Veja também: O inglês não é o foco principal da educação bilíngue. Entenda

Frequência

 

Nas aulas presenciais, não há muita opção de moldar a agenda para o seu estilo de vida, o máximo que você pode fazer é trancar alguma disciplina para tentar em outro semestre. Como as Universidades presenciais exigem uma cota presencial para aprovação do aluno (além da nota de corte mínima), a flexibilidade nesses casos é bastante difícil.

 

Quando você decide cursar a pós-graduação EAD é você quem define sua rotina de estudos. Diferente das aulas presenciais que definem limite de faltas (já que ultrapassar o limite pode atrapalhar o acompanhamento do resto da turma), quando o aluno deixa de estudar um dia ou mais, o curso também pausa e será retomado apenas quando ele retornar às aulas.

 

A pós-graduação online, portanto, depende bastante da ‘disciplina’ do estudante. Se você se considera uma pessoa organizada e que sabe priorizar as coisas que realmente importam, como estudar em vez de ir à balada, o EAD é para você!

 

Material de apoio

 

Os alunos fisicamente presentes nos cursos, além de ficarem encarregados de conseguir seus materiais de apoio, como livros e apostilas, também são responsáveis por produzir o próprio material de estudo, anotando tudo o que o professor fala - até porque, aula dada é aula concluída.

 

Dentre as vantagens do ensino a distância, está a ajuda de um material interativo e totalmente disponível para uso durante o curso; mesmo que sua dúvida seja da primeira aula da especialização, é possível acessar de forma fácil e rápida o conteúdo. Então, nada de ficar acumulando e investindo alta quantia em materiais de apoio que futuramente serão providos a apoio de monitor.

 

Assim, no quesito economia e interatividade, o material da pós-graduação online comparado a pós-graduação presencial, se torna bem mais atrativo. Contudo, é preciso que o participante esteja disposto a aproveitá-lo.

 

Evolução por resultados

 

Aqueles que estão matriculados nas Universidades tradicionais e não conseguiram o quantidade presencial mínima, mesmo que tenham conseguido tirar excelentes notas nas provas e projetos acadêmicos, ficam de exame ou são retidos. Para quem é dedicado e mas tem a agenda apertada, essa norma pode ser bastante injusta -  porque não importa que a nota conseguida seja 10, se não teve a frequência mínima, ele não avança.

 

Como você já deve ter lido neste post, quando o aluno de EAD não estuda,  o curso também para. Em outras palavras, não é o aluno que segue o curso e sim o curso que segue o aluno. Se você é uma pessoa estudiosa, mesmo que não consiga estudar todos os dias, conseguirá avançar sem que seu progresso seja retardado.

 

As plataformas de educação a distância possuem inteligência para avaliar os resultados, onde a quantidade de horas não é fator decisivo para isso. Afinal, cada pessoa aprende em seu próprio ritmo.

 

Mensalidade

 

Não é novidade que uma pós-graduação online tenha valor mais acessível que a mesma pós-graduação presencial. O motivo? Pense que no prédio físico, os custo com água, energia, móveis, manutenção… a lista é longa! Para que as Universidades presenciais privadas consigam continuar com suas atividades normais, elas precisam aplicar esses custos também na mensalidade.

 

Em uma pós-graduação EaD a economia para a Universidade é significativa, porque ela não precisa de altos custos para que a educação aconteça. Para o aluno, a economia também acontece, visto que, não é preciso gastar com transporte, comida e materiais. Portanto, a mensalidade do curso presencial e online (por motivos óbvios) tem bastante diferença.

 

Assim, essa é mais uma diferença entre uma modalidade e outra que dependerá da sua resposta. É preciso avaliar o seu orçamento e rotina para discernir o que é melhor ou mais indicado.

 

E o currículo, como fica?


https://www.domboscoead.com.br/pos-graduacao/
 

Mas e o currículo, como fica? Da mesma forma!  O currículo é uma das poucas coisas que não muda conforme a modalidade. Desde que o curso seja reconhecido pelo MEC o aluno de uma especialização a distância, terá o mesmo currículo de um aluno de especialização presencial.

 

Não é permitido que a modalidade seja impressa no diploma, porque essa não é variável determinante para o aprendizado. Por quê? Mais uma vez, o que realmente importa são resultados!

 

Portanto, chega de perder tempo a espera do famoso: “Quando as coisas estiverem mais tranquilas eu estudo.” A sua carreira não pode esperar mais.  Se você se identifica com o perfil de aluno EaD que descrevemos, escolha a pós-graduação dos seus sonhos e comece a estudar ainda hoje.
 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

x
Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar