E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Posso fazer pós-graduação junto com a graduação

23/01/2019 Por: Editorial Dom Bosco
 pós-graduação junto com graduação


Alunos que estão na graduação costumam ficar em dúvida se é possível cursar a pós-graduação ao mesmo tempo, para agilizar suas rotinas e concluir o período acadêmico com um currículo rico. Mas, será mesmo possível fazer a pós-graduação junto com a graduação? Continue lendo para descobrir.


Para que possamos responder a essa dúvida sem nenhum ressentimento ou dúvida, precisamos esclarecer o que é uma graduação e o que é uma pós-graduação.


A graduação é reconhecida como a primeira formação acadêmica de alguém, e atribui títulos de bacharel ou licenciado (formação de professores) em alguma área específica. Também existe a formação superior em tecnologia, que é concedida para os cursos tecnólogos e que possuem uma especialização mais técnica e menos teórica. Depois de concluída a faculdade, os universitários são certificados e recebem seus diplomas de ensino superior.


Os cursos de graduação oferecem o necessário para que o concluinte consiga atuar de forma eficaz no mercado, mas, devido ao pouco tempo para tratar tudo o que precisa, não conseguem esmiuçar todos os pontos que a área de estudo oferece; assim, fica a cargo do aluno decidir os assuntos que deseja se especializar. Para isso, existe a pós-graduação, que como o próprio nome sugere, é um curso realizado após a graduação.


Nem toda pós-graduação escolhida, precisa ser relacionada ao seu primeiro curso, basta que você tenha um diploma de graduação para estar qualificado para se matricular. Inclusive, muita gente no mercado usa a pós-graduação para fazer transição de carreira e é normal encontrar pessoas que se formaram em Farmácia, mas decidiram se especializar em Comunicação. Então, se você deseja cursar uma área e depois aprofundar seu conhecimento na mesma ou em outra relevante para sua carreira, pode, sem dúvida, investir em uma pós.


Leia também: Qual a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu?



Segunda graduação com pós?


Como você já deve ter percebido ao longo da leitura, para conseguir começar uma pós-graduação, é indispensável o certificado de conclusão de graduação. Portanto, se a pessoa já é formada mas está em sua segunda faculdade, pode - neste caso - fazer sua pós-graduação junto.  


Desta forma, é permitido que você faça uma pós ao mesmo tempo que a graduação, desde que, esta seja a sua segunda e não primeira formação universitária. Se este não for o seu caso, não desanime e aproveite este tempo para refletir sobre quais especializações fazer depois de formado.


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

x
Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar