E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Professor: Conheça 6 competências para desenvolver em sala de aula

07/08/2018 Por: Editorial Dom Bosco
competencias para professores


Planejar o
conteúdo e a metodologia das aulas a cada ano letivo é um desafio para os professores, afinal de contas, é necessário refletir as formas de apresentar teorias e conceitos importantes para os alunos sem deixar de serem interessantes. Além disso, existem habilidades que precisam ser desenvolvidas em sala de aula, uma vez que elas podem influenciar a carreira dos seus alunos. Sabendo disso, o Unidombosco reuniu algumas dicas que te ajudarão a incluir estas competências no seu plano de aula. Confira:

 

1 - Desenvolva o pensamento crítico

Estimule seus alunos a pensarem por si só, a questionarem sobre temas atuais e a relacioná-los com outros fatos. Esta é uma habilidade fundamental, uma vez que, ajuda os estudantes a criar estratégias nas suas futuras carreiras, mas também a fazer análises mais aprofundadas dos fatos noticiados. Para ajudá-los neste processo, utilize reportagensrelacionadas à sua disciplina para debater em sala de aula.

 

 

2 - Projeção do futuro

Boa parte dos estudantes chegam ao ensino médio sem ter decidido por qual carreira seguir. Um dos papeis do professor é o de orientar seus alunos e você pode ajudá-los a encontrar seus caminhos orientando-os quando surgirem dúvidas. Portanto, motive-os e inspire-os a identificar seus talentos e habilidades, sugerindo livros, filmes e a procurar profissionais para conhecer melhor o mercado de trabalho.

 

 

3 - Desenvolva o autoconhecimento

É fundamental que os estudantes sintam-se motivados e empenhados a se dedicar aos estudos, uma vez que ficará mais claro quais são as melhores formas para cada um estudar. Assim, é recomendável que o docente estimule a reflexão nos estudantes sobre as metodologias de ensino e ajude-os a avaliar o que tem sido eficiente para cada um.

 

 

4 - Colaboração

Futuramente, quando seus alunos já estiverem atuando no mercado de trabalho, eles terão que aprender a desenvolver trabalhos em equipe, como por exemplo, conviver com diferentes perfis profissionais e opiniões. Para isso, estimule-os a realizar tarefas da escola em grupos. Outra dica é incentivar seus estudantes a colaborar uns com os outros a entender os conteúdos.

 

 

5 - Estimule o lado empreendedor

Estimular o lado empreendedor do aluno é uma tendência no universo da educação, pois incentiva os adolescentes a terem iniciativa para realizar seus projetos. Por isso, peça lições de casa ou trabalhos nos quais os estudantes possam criar estratégias, assumir riscos e aprender com os próprios erros, como um blog, ou então gerenciar uma empresafictícia.

 

 

6 - Desenvolva a comunicação

Dominar a técnica da oratória é uma habilidade essencial para qualquer pessoa, mesmo se ela trabalhará ou não com exposições orais. Por isso, o plano de aula deve conter atividades nas quais a escrita, a leitura e a fala sejam estimuladas. Para que os estudantes possam buscar formas de desenvolver suas ideias, é importante fazer críticas construtivas e sugestões para que possam evoluir. Em relação às apresentações, reúna-se com os grupos para falar de linguagem corporal, exposição das informações, entre outros detalhes.

 

 

 

Conheça os cursos de pós-graduação da área de educação do Dom Interativo. Os cursos são ajustados às principais novidades e exigências do mercado de trabalho. Clique aqui e experimente nossa metodologia de ensino.

 

 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades




Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar