E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Quais são as fontes de financiamento para empreendimento?

13/02/2019 Por: Editorial Dom Bosco
 fontes de financiamento


Empreender é uma alternativa para muitos brasileiros que desejam complementar a renda e sair do vermelho. O problema (ou solução) nesse caso, é que para ganhar um dinheiro que você ainda não tem com um novo negócio, você precisa de dinheiro para abrir o negócio. Embora isso soe até contraditório, é a mais pura realidade. Então, continue a ler para descobrir quais são as fontes de financiamento para empreendimento que vão tirar as suas ideias do papel.


Fique por dentro: Tudo o que você precisa saber sobre empreendedorismo antes de começar um negócio




Faça Dinheiro


Para sua decepção, a ideia aqui não é ter uma máquina de fazer dinheiro; mas, transformar uma máquina em dinheiro. Sabe como? Vendendo esta máquina!


Sempre há alguma coisa em nossa casa que não é mais útil para nós, mas que pode transformar tanto a vida de outra pessoa, que ela está disposta a pagar por ele. Com a venda, você pode já investir no empreendimento ou salvar esse dinheiro, o aplicando na poupança para que renda juros. Assim, ainda é o meio mais seguro para os empreendedores, já que será mais fácil abrir o negócio dos seus sonhos sem nenhum compromisso com terceiros.




Banco da família


Sempre tem aquele seu amigo de confiança ou parente que tem uma boa reserva econômica e, que talvez só esteja fazendo volume na conta. Então, por que não tentar pedir um empréstimo?


A vantagem de contar com empréstimos de familiares para empreender é uma ideia inteligente, porque evita a burocracia comum das agências financeiras e também oferece melhores condições de pagamento. Portanto, é uma opção menos estressante para quem deseja abrir um negócio sem capital próprio.




Crowdfunding

Também conhecido como vaquinha, financiamento coletivo, o crowdfunding consiste no investimento de um grupo pessoas que vejam vantagem no produto ou serviço que está sendo desenvolvido. Há uma comunidade interessada no funcionamento do projeto e que investe para ver o projeto finalizado.


Muito comum no setor de games, plataformas como Steam abrem espaço para desenvolvedoras independentes de jogos lançarem demos de jogos, que contam com o investimento de gamers que querem aproveitar a versão completa. Assim, é uma opção interessante.




Investidor anjo


Encontrar investidores anjos é uma forma de conseguir recursos para abrir um negócio e que pode fornecer altos valores de empréstimos. Porém, é preciso cuidado, já que a opção é considerada de risco. A realidade neste cenário, é a existência de pessoas físicas disposta a investir valores altos em empreendimentos que ainda nem saíram do papel.


Desta forma, quem lida com acionistas precisa ter maturidade quanto ao sucesso do negócio, fazendo simulações com especialistas econômicos, para não sair do empreendimento mais endividado. Porém, a opção ainda é uma das melhores para quem precisa de saldos expansivos e desejam dar os próprios ativos da empresa nova, como garantia de pagamento em cenários negativos.




Aceleradoras de startup


As aceleradoras de startup fornecem não só apoio financeiro, mas mental às empresas inovadoras. A participação financeira dessas investidoras garante parte no empreendimento, como se fossem sócias.


Aceleradoras são ótimas porque fornecem o suporte necessário para que negócios diferenciados possam decolar. O problema, no entanto, é o compromisso fechado entre os empreendedores e os mentores. Porém, fazendo consultorias com especialistas financeiros e que possam orientar suas decisões, a escolha pode ser mais conveniente dentre as outras.




Institutos Governamentais


Fundos governamentais são recursos buscados por empresas que possuam iniciativas no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias que favoreçam a bem social e economia nacional. Há institutos, como o FAPESP que têm valores de até R$ 1,2 milhões.


Por ser um investimento mais seletivo e que exige o preenchimento de algumas exigências, não é surpresa que forneça um processo burocrático. Então, costuma ser uma fonte cansativa. Porém, para quem tem ideias que se enquadram no filtro destas organizações, compensa conhecer melhor esses programas que oferecem condições especiais a empreendedores.




Aprenda mais


Conheça o curso de extensão Alianças e Fontes de Financiamento para Inovar e Empreender. Faça ainda hoje sua inscrição para aprimorar o conhecimento com nossa modalidade de cursos grátis.


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

x
Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar