E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Quais são os elementos principais da Metodologia Científica no TCC?

18/02/2019 Por: Editorial Dom Bosco
 Quais são os elementos principais da Metodologia Científica no TCC?


A elaboração de um TCC comumente é um processo que deixa muito estudante de “cabelo em pé”, especialmente, pela complexidade da formatação. Apesar de chato, toda a exigência quanto aos elementos estruturais, garantem a qualidade e credibilidade das informações apresentada. Mas, são tantos pontos críticos envolvidos que é normal se perguntar: quais são os elementos principais da Metodologia Científica no TCC?


Veja na sequência, alguns dos elementos que não podem ser esquecidos em sua Metodologia Científica.



Normas ABNT


Apesar da palavra ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) provocar arrepios aterrorizantes em você, ela veio para facilitar a vida dos acadêmicos que não querem ter seus esforços desmerecidos pela banca científica. A exigência estrutural de um projeto, pode variar de uma universidade para outra; de um país para outro; de um curso para outro; do perfil curricular; e assim por diante.


As normas ABNT garantem também um padrão visual ao que está escrito, evitando que teses sérias se transformem num show de horrores estético - afinal, nem todo mundo possui a técnica de unir criatividade e legibilidade. Então, não deixe de estar atento às normas atuais (elas sofrem alterações constantes) e sempre conte com a ajuda de bons revisores.


Pode ajudar você: Conheça 8 programas que detectam plágio em trabalhos acadêmicos



Objeto de estudo


Para que uma metodologia científica possa ser aplicada, é necessário que um objeto de estudo esteja definido. Em outras palavras, é preciso definir um problema de pesquisa. Este elemento, irá fundamentar todas as ações que irão acontecer ao longo do projeto, o tornando mais coerente não só para quem irá analisar, como para quem irá desenvolver.


Antes de começar seu TCC, avalie quais problemas reais envolvem o mundo e como sua área de estudo pode oferecer a solução; aliás, solução é um palavra importante, visto que, suas pesquisas deverão ser desenvolvidas não só para comprovar que o problema existe, como ele também pode ser resolvido. Para isso, conte sempre com os métodos qualitativos e quantitativos.



Fundamentação teórica


A fundamentação teórica, em outras palavras, é encontrar pessoas renomadas no tema de estudo. Obviamente, se você estiver desenvolvendo um projeto de Marketing, vai ser um pouco complicado convidar o Kotler para sua banca, mas pode encontrar escritos por ele e, que poderão defender os conceitos apresentados em seu TCC. Encontrar fontes confiáveis sustentam suas ideias perante a banca.


Assim, o processo de encontrar fontes confiáveis é um processos bastante delicado; caso o local usado para fundamentar suas ideias não seja reconhecido - bye bye aprovação. Então, tenha bastante cuidado ao usar sites para fortalecer seu projeto acadêmico, pois, pode ser que seus autores não passem de entusiastas do tema, dando opiniões alienadas cientificamente. Enfim: nada de esquecer do velho e bom livro da biblioteca.



Curso de extensão: Metodologia Científica


Não há melhor modo de respeitar a metodologia científica do que a conhecer profundamente. Aumente suas oportunidades de reconhecimento acadêmico e faça o curso grátis de Metodologia Científica - Principais Obstáculos Metodológicos.  


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar