E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Qual a função de um gestor de marketing?

11/07/2016 Por: Vanessa Cagliari

Qual a função de um gestor de marketing?

Uma das áreas mais promissoras do mercado de trabalho, o marketing passou a ser valorizado pelo seu papel estratégico nas empresas no que diz respeito ao aumento de vendas de produtos e serviços através do engajamento social, boa comunicação com o público e inovação diante da concorrência.

 
 
Com destaque entre os profissionais da área, o gestor de marketing atua diretamente e indiretamente no desenvolvimento de anúncios e ações que têm o objetivo de adequar os produtos, ou serviços da empresa às necessidades e linguagem do público alvo. Para conseguir traçar todas as estratégias de vendas e interação com os clientes, são realizadas pesquisas de comportamento do consumidor, análises de mercado, tendências da economia, demografia, idade e gênero por região e tipos de conteúdo buscados nas redes sociais para traçar os gostos e preferências do público a ser atingido.


 
De acordo com a especialista em marketing da Western International University de Londres Daniela Khauaja, também é função do gestor de marketing se manter atualizado em relação aos avanços tecnológicos, às mudanças culturais e sociais, que podem impactar no mercado em que ele atua.  O profissional deve também estudar detalhadamente o mercado que a empresa está inserida, seus fornecedores e concorrentes.


  
Depois da coleta de dados, o gestor parte para a fase de definição das estratégias que visam o aumento de vendas e lucro da empresa. A partir delas, será delineado como a empresa irá se promover e qual o seu mercado alvo.



 
O perfil do gestor de marketing exigido pelas empresas
 
As mudanças tecnológicas e o intenso uso da internet, especialmente das redes sociais, exigem que todos os profissionais de marketing saibam lidar com técnicas de vendas online, o que demanda conhecimento em Google AdWords, SEO, SMO, Google Analytics, marketing de conteúdo, desenvolvimento de anúncios para as mídias sociais e ferramentas de monitoramento de redes sociais.


 
Para ingressar na profissão, é recomendável fazer uma graduação em administração de empresas, pois, dessa forma, o profissional terá uma visão mais ampla do que é um negócio e qual é o papel do marketing, conforme conta Daniela. Mas existem diversos cursos de pós-graduação em marketing que oferecem o conhecimento necessário para atuar nas áreas de gestão de marketing e marketing digital.

 
 
Além da boa comunicação, do domínio de ferramentas de vendas online e buscar inovação nos processos de vendas, o gestor de marketing também deve saber falar, no mínimo, o inglês, uma vez que diversos termos do marketing vêm do idioma, como "brainstorm", "branding", "budget" e "briefing".

 
 
Quer se especializar em marketing? Então conheça os cursos de pós-graduação e MBA online em Gestão de Marketing, com opções nas áreas de varejo, marketing digital e comunicação integrada. Clique aqui e experimente nossa metodologia de ensino, gratuitamente.
 
 


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar