E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Qual é o melhor momento para fazer uma pós-graduação?

08/11/2017 Por: Aldo Junior
 qual melhor momento começar pos

Escolher uma pós logo após se formar ou esperar encontrar um trabalho melhor? Pensar primeiro na carreira que deseja ou nos ganhos que pretende alcançar?


Essas dúvidas permeiam a cabeça de milhares de profissionais que buscam por educação continuada. Mas, qual é o timing perfeito para fazer uma pós-graduação? Existe o momento ideal? Ou será que essa decisão precisa ser tomada somente quando há algum sinal do mercado de trabalho ou oportunidade de ascensão na carreira?



O timing perfeito

Timing é um termo em inglês que define o momento oportuno (ou não) de se tomar alguma decisão. Podemos citar como exemplo, quando precisamos expor alguma ideia ou argumentar alguma decisão em uma reunião. O momento de se posicionar pode consagrar ou derrubar alguém.


É preciso analisar com precisão e consciência o momento de participar ativamente de uma reunião ou de se fazer uma piada qualquer. Acertar o momento fará com que você se saia muito bem em sua colocação. Já escolher o momento errado para se pronunciar, pode ser um fracasso retumbante.


Vamos mostrar alguns pontos que podem ajudar a encontrar o timing perfeito para fazer uma pós-graduação:



tempo estudosDesvantagens da pressa - optar por uma pós-graduação visando somente a corrida por títulos acadêmicos, pode acabar sendo pouco produtivo. Essa busca desenfreada por destaque imediato no mercado de trabalho, acaba fazendo com o que o estudante recém formado, não aproveite todo o potencial do curso que escolheu fazer.


Trata-se, porém, de um “não aproveitamento natural”. Está mais ligado à falta de experiência profissional e a pouca bagagem acadêmica, não à falta de competência. Por ser menos experiente e possuir menos repertório, o estudante pode acabar encontrando mais dificuldade para absorver o conteúdo das aulas.



Considerar o amadurecimento - esse é o ponto alto do timing estratégico para considerar fazer uma pós-graduação. De 3 a 5 anos depois de formado, o profissional está mais inserido no ambiente corporativo e mais por dentro do mercado de trabalho da área em que atua. Esse pode ser o momento ideal para investir em mais conhecimento.


Por exemplo, um publicitário pode já optar por estudar marketing. É um curso complementar a sua formação e que vai agregar maiores conhecimentos à sua área de atuação. Para esse tipo de pós-graduação em áreas correlatas, o profissional não precisa esperar tanto para começar uma pós.


Se a ideia, porém, é fazer uma pós em uma área mais distante da formação, o ideal é esperar um pouco mais. Após 6 anos de formado, o profissional já tem conhecimentos sólidos da sua área e pode optar por se aprofundar em outras áreas.


Um engenheiro que precisa de maiores conhecimentos em finanças, por exemplo, ou em gestão de pessoas, estará mais preparado para mudar de área depois de sedimentar o que aprendeu atuando em sua área profissional.


area da pos

Considerar área de atuação - se a ideia é se aprofundar no meio acadêmico, porém, o ideal é emendar um curso no outro. Como a área de atuação exige maior conhecimento sobre um determinado assunto, optar por uma especialização pode ser muito útil para o profissional se destacar dos demais no mercado de trabalho.


Um recém formado que pretende atuar como professor universitário, por exemplo, precisa investir em uma pós-graduação assim que sai da faculdade. Dessa maneira, pode aproveitar melhor o aprofundamento nos estudos.


Em todos esses casos, é preciso que o profissional considere o cenário em que está inserido. Claro, existem exceções que precisam ser levadas em consideração, como, por exemplo, uma proposta de trabalho ou um plano de carreira que exija a pós graduação. Tudo é questão de estudar as oportunidades.



E o Dom Interativo tem excelentes oportunidades para quem se encontra no timing perfeito para optar por um curso de pós-graduação. São cursos 100% online, que contam com metodologia exclusiva e reconhecimento do Ministério da Educação.


Com cursos de pós graduação e MBA a distância nas áreas de Administração e Gestão, Finanças, Educação, Marketing e Logística, o Dom oferece a todos os profissionais a formação ideal para seu momento de carreira. E o melhor: sem a necessidade da espera por formação de turma.


Aproveite já e teste por 7 dias grátis! Invista no seu momento ideal e dê um passo a mais rumo ao sucesso profissional.



E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar