E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Quem faz pedagogia só pode dar aula em escola?

22/02/2019 Por: Editorial Dom Bosco
 quem faz pedagogia


Quem nunca ouviu alguém dizer que ‘pedagogo é professor de criança’? Mas, pessoas formadas em pedagogia podem fazer muito mais do que só dar aulas. O campo de atuação para a área é bastante abrangente - tem para todos os gostos. Se você ainda está com o pensamento de que quem faz pedagogia só pode dar aula em escola, precisa conferir este post.



O que faz um pedagogo?


A dúvida sobre o que as pessoas formadas em pedagogia podem fazer é bastante frequente, especialmente, porque nem todo mundo entende exatamente o que essa área faz. Assim, devido a complexidade e falta de informação, fica mais fácil dizer que são pessoas que só dão aula para crianças; porém, é muito mais do que isso!


Só há uma palavra que importa na pedagogia: a educação. Não interessa se é criança ou adulto, o pedagogo se importa com o processo de aprendizagem e em como contribuir com a evolução daqueles que desejam aprender. Portanto, o que não faltam são área de atuação para esses profissionais da educação.


Veja a seguir dentre as inúmeras áreas da pedagogia, quais são algumas que o esses especialistas podem seguir.


Conteúdo para você: Psicopedagogia - A Criança Ontem, Hoje e Amanhã



Salas de aula


O mais óbvio da nossa lista, mas não menos significativo para a área é a sala de aula. Aqui, o pedagogo irá desempenhar seus conhecimentos e aplicar ferramentas que ajudem essas pessoas a aprenderem.


Responsável por desenvolver a base do ensino, trabalhando com conteúdos de nível inicial, há a oportunidade de não só ajudar crianças em fase escolar, como adultos que tiveram o seu ensino retardado, ficando em séries que estão abaixo do que seria ideal para suas faixas etárias. Isso reforça, mais uma vez, que o foco da área é o ensino e não crianças.  



Administração escolar


Na administração das instituições de ensino é muito importante ter alguém que tenham competências de gestão, como de aprendizado. Por isso, profissionais formados em pedagogia são indicados para este tipo de cargo, onde vão desempenhar esforços para que o ensino esteja alinhado às questões econômicas, estruturais e as pessoas que ali trabalham.


Outro cargo que o pedagogo pode desenvolver neste espaço é de orientador educacional. Sua função é olhar mais para os alunos de forma particular, individual. Enquanto o administrador escolar foca sua atenção no grupo escolar, o orientador tem momentos com cada um dos alunos que estejam precisando de conselhos quanto a assuntos vocacionais e pessoais.



Educação especial


Na educação especial podemos contar com inúmeros casos de pessoas que contam com dificuldades cognitivas e que necessitam de intervenção pedagógica para que possam aprender a lidar com essas deficiências e assim, evitar ou aprender a lidar com os impactos negativos que elas possam trazer a seus estudos.


O curso de pedagogia, alinhado a cursos focados no aprendizado para pessoas com necessidade especiais é extremamente recomendado para quem deseja seguir carreira neste campo. Independente do tipo da deficiência, seja ela física, sensorial, mental ou múltipla, o pedagogo tem condições de intervir e contribuir com que todos tenham acesso a uma educação de qualidade.


Veja também: Conheça o trabalho do psicomotricista



Editoras


Sabe aqueles livros didáticos que contribuíram com seus estudos na escola? Não surgiram do nada. Eles foram elaborados por pedagogos que entendem os pilares da educação básica. Os livros do ensino infantil e fundamental não só apresentam conteúdos; há uma estratégia de ensino ‘feroz’ por trás de sua composição, com a finalidade de transmitir as informações da forma correta.


Há muitas editoras espalhadas pelo Brasil e no mundo, que contam com a ajuda de pedagogos na elaboração de seus livros didáticos. Fica sob responsabilidade de quem está nesta realidade, contribuir com a produção de materiais didáticos que favoreçam o aprendizado, encontrando os caminhos corretos para abordar o tipo de público a quem for destinado.



Academia e pesquisa científica


Nada seria da pedagogia e demais ciências sem a compreensão científica do tema e, devido a isso, não devemos nos esquecer da importância dos pedagogos que contribuem com os estudos acadêmicos envoltos no tema. É por intermédio desses estudos, que novas compreensões e oportunidades, surgem.


Assim, se você tem um perfil mais acadêmico e gosta de realizar pesquisas, contribuindo com o entendimento da área e dos benefícios que ela pode trazer para a sociedade enquanto ciência, seu lugar é aqui!



Venha aprofundar seu conhecimento nessa área que já ajudou você em algum momento da sua vida; contribui com a formação de seus familiares e amigos; e que agora, escolheu você para ser mais um contribuinte do saber. Faça sua Pós-Graduação em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa na Unidombosco com ótimos especialistas e ainda conte com condições de preço especiais! Experimente grátis.


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades




Notícias relacionadas

22/02/2019

Quem faz pedagogia só pode dar aula em escola?


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

x
Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar