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Quer investir no setor de e-commerce? Especialista ensina como iniciar um negócio na internet

30/07/2015 Por: Vanessa Cagliari
Quer investir no setor de e-commerce? Especialista ensina como iniciar um negócio na internet

O e-commerce cresceu muito a cada ano e há uma grande variedade de lojas na web. O setor tem crescido na casa de dois dígitos mesmo em cenários econômicos desfavoráveis não somente no Brasil, mas também em outros países. Por exemplo, nos Estados Unidos, no último trimestre de 2008, no pior momento da pior crise econômica desde 1929, o e-commerce cresceu 6%, conforme explica Maurício Salvador, presidente da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).


 
O especialista afirma que este favorecimento se dá, principalmente, devido a dois fatores: a percepção do consumidor de que comprar pela Internet é mais barato e as ações de marketing digital são mais segmentadas e efetivas que as tradicionais. "No Brasil tem ainda o terceiro fator que é o alto número de novos consumidores: em 2015 serão 4 milhões de brasileiros que farão a primeira compra pela Internet. É um número considerável de pessoas que trazem oxigênio e crescimento para o setor. A previsão da ABComm é fechar o ano de 2015 com R$ 49,8 bilhões em faturamento, um crescimento de 26% em relação ao ano anterior", destaca Salvador.

 
 
Maurício, que também já atuou como Executivo de Contas pelo Yahoo! Brasil e como Diretor de Marketing e Vendas para América Latina na E-bit, concedeu algumas dicas de como iniciar um empreendimento na internet. Acompanhe e aproveite:

 
 
Por conta do grande sucesso do comércio online, muitas pessoas estão buscando empreender na internet?

Sim. Temos percebido um aumento na procura de informações para abrir uma loja virtual. São cerca de dez mil novas lojas virtuais por ano. Claro que a maioria delas não permanece aberta. Segundo estudo da ABComm, 70% das lojas virtuais que abrem, não conseguem vender o suficiente para se manter e acabam fechando as portas antes de um ano. Falta planejamento e capacitação. É muito barato abrir um e-commerce e isso atrai muitos aventureiros.


 
Diversos sites de compras não conseguiram se estabelecer no mercado e acabaram encerrando seus serviços. Como se deve iniciar um negócio na internet e mantê-lo?
 
Em primeiro lugar, buscar informações sobre o setor através de livros e cursos. Entrar em qualquer negócio sem conhecer é meio caminho para o fracasso, não só no e-commerce. Tem que ser feito um bom planejamento, contatos com fornecedores, enfim. Sempre digo que o e-commerce é o bom e velho comércio, tem que comprar bem e vender bem ganhando uma margem na diferença. Só que tudo isso feito num canal eletrônico, onde o consumidor é muito mais exigente e sensível a preços.


 
Para você, os profissionais de e-commerce estão capacitados para atuar na área? Quais caminhos o profissional de e-commerce deve seguir para estar apto para atuar na área?
 
Um estudo feito pela Ecommerce School mostrou que faltam profissionais no mercado digital. Há muita gente que entende de marketing digital, redes sociais, Facebook e Google, mas profissionais completos, com visão de 360 graus de uma operação de loja virtual, que inclui isso tudo e mais a parte de logística, finanças, atendimento, fraudes, tributação, compra, venda, enfim, com conhecimentos multidisciplinares, é difícil de achar.


 
Quais ferramentas de marketing digital podem ser utilizadas para o e-commerce?
 
Há centenas delas. Umas pagas, outras gratuitas. Um erro comum que leva ao fechamento de lojas virtuais é o empresário achar que basta colocar o site no ar e já começa a vender. É preciso criar uma estratégia de geração de tráfego qualificado para a loja virtual. Depender só de anúncios pagos no Google e Facebook, não fecha a conta.


 
Quer aprender mais sobre empreendedorismo, vendas, e-commerce e marketing digital? Então conheça os cursos de pós-graduação e MBA do Dom Interativo que oferecem conhecimentos sobre e-commerce, estratégias de marketing digital e modelos de negócios digitais. Entre os cursos estão: Pós-graduação em Gestão empreendedora de empresas e liderança, MBA em Gestão de Marketing Digital, MBA em Estratégia Empresarial e Pós-graduação em Gestão de Serviços.


 
 
Maurício Salvador é Mestre em Comunicação e Administração, MBA em Gestão e Estratégias, foi Executivo de Contas pelo Yahoo! Brasil e Diretor de Marketing e Vendas para América Latina na E-bit, atendendo clientes como Claro, Pernambucanas, WalMart, Saraiva, Polishop, Ponto Frio e MasterCard, entre outros. Lecionou em workshops na Universidade da Califórnia. Autor dos Livros "Como abrir uma loja virtual de sucesso" e "Gerente de Ecommerce". Professor em cursos de MBA na FIA, PROVAR e BSP. CEO da ComSchool. Consultor de e-commerce para empresas tais como Hering, Le Lis Blanc, Gradiente, Honda, Riachuelo e startups em São Francisco, Califórnia. Presidente da ABComm: Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.
 
 
 

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