E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Quer ser gestor financeiro? Saiba qual o perfil ideal exigido pelo mercado

14/05/2015 Por: Vanessa Cagliari

Quer ser gestor financeiro? Saiba qual o perfil ideal exigido pelo mercado

Requisitado pelas empresas, o gestor financeiro se tornou um profissional de extrema importância para as organizações empresariais, pois por meio de sua atuação, ele consegue controlar todos os gastos com produtos e tributos, além de maximizar os lucros da empresa. Segundo a Catho Online, empresa de recrutamento, a média salarial nacional de um gestor de finanças é de R$ 5.661,61. Confira na matéria. Mas qual seria o perfil ideal para ocupar esse cargo?


 
Segundo Gilberto Ribeiro de Oliveira, Diretor da ADM - Associação Brasileira de Administração e diretor da Yod Consultoria Empresarial, o gestor de finanças deve ter sólida formação acadêmica, muito conhecimento e informação atualizada sobre o contexto em que está inserido. "Mas tudo isso não basta. Ele deve estar preparado para enfrentar desafios o tempo inteiro, principalmente, os desafios adaptativos oriundos dos fatores exógenos de mercado. Precisa desenvolver habilidades de negociação e liderança, lucidez, severidade na ação e muita personalidade para transformação de cenários", afirma o especialista.


 
Para Juliana Pereira, consultora de carreiras da Catho Online, o gestor financeiro deve ser um bom administrador de empresas e um economista audacioso. "Ele deve ter a capacidade de observar através de suas demonstrações como e quando investir, além de analisar a economia, mostrando o mercado, suas variações e o que ele demanda para futuros investimentos", destaca. A consultora listou as principais características do gestor de finanças que o mercado de trabalho requisita. Entre as habilidades e competências exigidas destacam-se: 


 
Perfil de Liderança: Como todo e qualquer gestor, esse profissional requer capacidade de liderar equipe, promover ideias, sabe avaliar os profissionais por suas habilidades, reconhecendo-os sem preferências e trabalhar incisivamente para retirar o que há de melhor em cada um dos integrantes da equipe, em benefício do resultado que é almejado pela empresa

 

Comunicação e Negociação: O gestor de finanças se relaciona com os demais gerentes e colaboradores em todos os aspectos do negócio, o que requer habilidades de comunicação e negociação, seja no gerenciamento das atividades ou trabalhando lado a lado em um projeto.  Estas qualidades são necessárias para dirigir as atividades da equipe e para resolver problemas financeiros em uma organização.


 
Perfil Analítico: Este profissional deve ter a habilidade de análise para investigar a causa de problemas e trabalhar para encontrar uma solução dentro de uma organização e, para isso, se faz necessário usar a criatividade e conhecimento financeiro.




Conhecimentos: É necessário que um gestor de finanças tenha formação em Finanças, Contabilidade ou Economia para exercer este cargo. Para atuar em empresas com alcance internacional, ele deve ter conhecimento e experiência em finanças internacionais e em economia global, o que requer um grande conhecimento das leis de conformidade e regulamentos




Especializações: Esse profissional deve seguir em busca de conhecimento e formação continuada ao longo da sua carreira para se manter atualizado. Além disso, é importante buscar por cursos especializados que envolvam ferramentas e técnicas relacionadas à tecnologia da informação para progredir na carreira de gestão financeira.          


 
Além disso, Juliana ressalta que o gestor financeiro também é responsável por planejar, dirigir e coordenar as operações financeiras da empresa. Vale destacar também, que esse profissional atua na área de análise dos dados retirados do balanço patrimonial, priorizando o fluxo de caixa, afinal, é através dele que se percebe a quantia real disponível circulante para novas atividades. 


 
 
De acordo com Gilberto Ribeiro de Oliveira, é desejável dominar idiomas como o inglês e o espanhol, além de investir em cursos de especialização em administração de empresas com ênfase em finanças, economia e contabilidade. Entre as áreas em que o profissional de finanças pode atuar estão: finanças pessoais, finanças empresariais, industriais, serviços, organizações sem fins lucrativos, mercados de capitais, empresas públicas, empresas de economias mistas, ONGs, cooperativas e consórcios empresariais. "Em empresas de porte pequeno, a gestão de finanças é feita pelo dono com o auxílio de uma analista que pode ser um tecnólogo em administração ou administrador. Nestas empresas, as faixas salariais destes analistas variam de 2.500 a 3.500 reais por mês. Nas empresas que optam por gestão de finanças de forma profissional, a faixa salarial varia de 8.000 a 30.000 reais por mês, conforme o porte e o segmento", conclui Oliveira.

 


O Dom Interativo oferece ótimos cursos online de MBA na área de finanças. Entre eles estão: MBA em Gestão Financeira, MBA em Gestão Contábil, MBA em Finanças Corporativas, MBA em Gestão da contabilidade e finanças empresariais e MBA em Finanças de mercado. Experimente nossa metodologia, gratuitamente, por 7 dias.

 


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar