E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Quero criar minha startup. Mas como devo começar?

26/02/2015 Por: Editorial Dom Bosco
Como criar uma startup?

Iniciar um negócio exige planejamento, tempo, empenho e inovação. E, no caso das startups, esses elementos têm de ser dobrados, porque não são empresas comuns.  
 
Existem características que diferenciam as startups dos empreendimentos tradicionais, como lojas e restaurantes. Startups possuem um grande potencial de crescimento e o modelo de negócio precisa ser inovador. E, além disso deve conseguir absorver o aumento rápido da operação sem comprometer a rentabilidade. Veja as dicas:
 
 
1. Inicialmente, busque informações através de livros, blogs e treinamentos pessoais e online. Faça uma reflexão sobre quais são os conhecimentos sobre empreendedorismo que você não domina e o que você realmente precisa aprender. Para isso, você vai precisar buscar mentoria.
 
2. Busque na sua rede de contatos pessoas que estejam relacionadas à empresas de tecnologia. Entre em contato com elas e descubra como foi a trajetória de cada uma delas. Se possível, convença uma delas a se tornar seu mentor formal.
 
3. Encontre pessoas para começar uma sociedade. É muito difícil empreender sozinho, e muito mais difícil ainda, quando se tem os sócios errados. A cabeça de sua empresa deve ser formada por um tripé com o hacker, o vendedor e o designer de produto.
 
4. Entenda o mercado. Leia, estude, saiba os principais players e identifique seus pontos fortes e fracos. Aprimore e mantenha os pontos fortes e trabalhe intensamente nos fracos. 
 
5. Na hora de decidir em qual segmento investir, você deve abordar a chamada arbitragem de ideias, que consiste em pegar um segmento que já teve crescimento disruptivo no exterior e implantá-la no Brasil.
 
6. Analise a sua vida profissional e perceba o que você realmente entende. Se você gosta de tecnologia, mas entende de finanças, abra uma empresa de contabilidade.
 
7. Aprenda a fazer descoberta de produto e cliente (customer e product discovery). Dessa maneira, você consegue encontrar um problema muito sério, que alguém pagaria para resolvê-lo. A partir destes testes e respostas, desenvolva protótipos de cada vez até chegar ao produto mínimo viável.
 
Com informações de Exame

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar