E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Quero criar minha startup. Mas como devo começar?

26/04/2019 Por: Editorial Dom Bosco
Quero criar minha startup. Mas como devo começar?  1


Startups são negócios inovadores e que representam alta probabilidade de crescimento, podendo ser iniciados com baixo valor de investimento - só
no Brasil, a expectativa é que exista 6 mil startups em atividade. Porém, assim como os demais negócios, pode gerar dúvidas em quem possui interesse em começar. Por isso, reunimos sugestões que podem guiar a abertura de sua startup no mercado.



Pesquise a ideia

Quero criar minha startup. Mas como devo começar? 2

Criatividade e inovação são duas coisas diferentes na prática - a primeira representa ideias diferentes, a segunda ideias que podem ser lucrativas. Por que isso importa? Bom, se você pretende abrir sua startup, é bom ter a certeza de que a ideia tem espaço no mercado.


A melhor forma de fazer isso, é por entender as necessidades do mercado e o que seu produto oferece. Pesquisas em grupos de consumidores ou pessoais (individuais), podem render informações preciosas para entender qual caminho trilhar. Mesmo que seu produto seja considerado perfeito, conversar com quem vai usar pode contribuir com melhorias que farão a diferença.



Como investir?

Quero criar minha startup. Mas como devo começar?  3


A melhor forma de começar a
investir numa startup, certamente, é usando recursos próprios; mas, sabemos que nem todo mundo tem essa “carta na manga” tão rápido. Portanto, muitos preferem encontrar investidores ou tentar empréstimos, que se não forem bem analisados podem prejudicar ao invés de ajudar.


Como a responsabilidade de abrir um negócio é alta, não é nada inteligente não usar ferramentas que contribuam com a projeção do caixa desse negócio no futuro. Ou seja, você precisa entender quanto vai precisar investir e em quanto tempo conseguirá o retorno desse valor. Assim, não tome nenhuma decisão antes de montar seu plano de negócios (como o Canvas), para conseguir estabilidade financeira no menor tempo possível.



Forme parcerias

Quero criar minha startup. Mas como devo começar?  3


Formar parcerias estratégicas vai reduzir o esforço investido para que a
abertura da startup, possa acontecer. Essas parcerias não só podem contribuir monetariamente com o empreendimento, como podem ajudar a conseguir serviços relevantes por preços mais acessíveis.


Apesar de todos prós de formar alianças, tome cuidado para não formar alianças com quem pode prejudicar seu negócio, seja porque não tem credibilidade ou porque não oferece similaridade com o que a sua empresa fará. Para que arrependimento não surja quando for tarde demais, não deixe de fazer pesquisas e formar contratos por períodos mais curtos e que poderão ser renovados.  



Estude para empreender

Quero criar minha startup. Mas como devo começar?  4


Independente de contar com ótimos contadores e analistas financeiros para ajudar a entender o
mercado, se você quer atuar de maneira estratégica e fazer sua startup crescer, estude! Você pode optar por cursos focados em empreendedorismo para estar preparado para enfrentar o mundo dos negócios.


Mesmo quem se considera um empreendedor nato, pode ter problemas por não ter conhecimentos técnicos sobre empreendimentos. Para superar “tubarões” você vai precisar mais do que uma ideia interessante. Invista em especializações que o ajudem a lapidar decisões mercadológicas, como as que oferecemos aqui na Unidombosco de administração e gestão.

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades




Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar