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Redes Sociais: elas podem ajudar ou prejudicar seu negócio

04/09/2018 Por: Editorial Dom Bosco
 Atualmente, as redes sociais também fazem parte da reputação profissional


As redes sociais têm se tornado cada vez mais uma ferramenta poderosa no mercado, e a maior parte das empresas possuem uma conta pública. Assim como qualquer outra ferramenta, elas podem ser usadas para duas finalidades: bem ou mal. Assim, é necessário definir se elas podem ajudar ou prejudicar seu negócio.



Quando você cria uma conta empresarial em uma das inúmeras plataformas sociais disponíveis, é importante ter a consciência de que rastros são criados. Ao mesmo tempo que se destacar é algo bom, torna-se um risco, visto que a maior parte dos olhares estão voltados para você, analisando seus acertos e erros. Portanto, ao criar um perfil social é importante ter a consciência de como ele vai afetar a empresa, e como deve ser gerenciado para que tenha êxito nos resultados. Ter uma página no Facebook, apenas para dizer que tem, não adianta nada!



A palavra “rastros” é muito séria, porque eles podem ser bons ou ruins. Um belo exemplo disso, são as polêmicas envolvendo pessoas públicas, que foram destacas negativamente por postagens envolvendo assuntos críticos, alguns até mesmo fazendo apologia à violência. Inclusive, muitos desses atritos tinham sido provocados por postagens antigas (rastros), mas que foram encontradas e expostas por usuários. Essas repercussões poderiam ter sido evitadas apenas por um pouco mais de discernimento e precaução desses famosos.



Antes de tudo: “Se você não sabe para que vai usar uma furadeira, é melhor não comprar uma.” Um bom profissional não é “Maria vai com as outras”, ou seja, antes de adquirir participação em uma rede social, ele reflete os porquês dessa ação. Como o mercado está cansado de saber, ter um perfil social é uma atividade que ajuda a promover pessoas e empresas, no entanto, acreditar que basta criar a conta que a divulgação acontecerá milagrosamente, é ilusão. Quando um perfil de negócios é criado e não possui um acompanhamento e rotatividade de conteúdo, acaba por tornar-se as famosas “páginas deserto”, onde a última publicação ocorreu há seis meses atrás - usei modéstia.



Não basta ter rotatividade de conteúdo em suas páginas, elas precisam ser coerentes com o seu negócio e público. Para exemplificar, pense que você tem um perfil sobre Finanças e seus conteúdos são voltados às tendências de moda. Será que esse assunto atende ao posicionamento da página, que foi criada voltada a tratar de temas financeiros? Agora, se você for um consultor financeiro aplicado ao mercado da moda, pode ser que esses temas realmente se tornem interessantes.



É muito importante não confundir ‘perfil empresarial’ com ‘perfil pessoal’, ou seja, fotos de sua cachorra Lulú, registros de suas férias no Amazonas e seu almoço em família, não devem estar misturadas aos conteúdos de sua página profissional. Resumindo: “Uma coisa é uma coisa; outra coisa é outra coisa.” Portanto, muito cuidado com as postagens e onde são feitas.


Algumas empresas decidem usar seus canais para defender pensamentos políticos, econômicos, dentre outros assuntos que estão em debate, mas é importante ter cautela ao comprar essas ‘brigas’, visto que você pode perder clientes por simplesmente não concordarem com sua opinião, e nem sempre isso vale à pena. Se puder evitar se comprometer neste tipo de assunto, vai evitar muitos problemas.  



Ao criar uma rede social, é primordial estar atento para interagir com os usuários, visto que muitos usam esses meios para deixar críticas ou tirar dúvidas. Independente do comentário que receber, seja respeitoso e profissional, evitando usar expressões decadentes ou gírias - afinal, você pode ser simpático sem precisar abandonar o profissionalismo. Ao ampliar a sua comunicação com público desta forma, é importante estar disponível para fornecer respostas rápidas e claras.



Usar as redes sociais para ampliar o contacto com o mercado pode ser muito interessante, e costuma dar certo quando há um bom monitoramento. Mas se você achar que ainda não está pronto para assumir mais uma responsabilidade, seja por tempo ou por pouca habilidade com essas ferramentas, é bom esperar um pouco e implantar essa estratégia quando tiver um plano de como vai usá-las para potencializar o seu sucesso.

pos em marketing



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