E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Como aprender com mais facilidade

30/04/2019 Por: Editorial Dom Bosco
Como aprender com mais facilidade


Quem nunca almejou saber todas as respostas e nunca mais passar sufoco ao fazer provas ou tomar decisões? De acordo com a
Superinteressante, a pessoa mais inteligente que existiu até hoje foi William Sidis, que aos 16 anos já era professor na Universidade de Harvard. Sabemos que é humanamente impossível nunca mais sentir dúvidas, visto que todos os dias nos deparamos com novidades. Mas, hoje vamos dar dicas de como aprender com mais facilidade.



Autoconhecimento

 Como aprender com mais facilidade 1

Não há técnica mais útil para conseguir aprender mais do que o autoconhecimento, visto que cada pessoa é de um jeito. Exemplo dessa diferença é a forma de estudar para provas; alguns dizem tirar proveito de resumos, outros de áudios ou vídeos, enquanto ainda há quem prefira apenas ler o que foi ensinado. Apenas você pode identificar o seu melhor método de estudo.


Por isso, é importante que você consiga identificar o método que mais se identifica com o seu perfil, para que seus estudos possam ser retidos mais facilmente. Outra característica importante quanto o autoconhecimento, é saber identificar o seu humor. Estar irritado, ansioso ou chateado com outros assuntos, certamente comprometem a qualidade do aprendizado. Assim, é bom eliminar toda e qualquer preocupação que possam afetar suas emoções negativamente.



Dê vida ao aprendizado

 Como aprender com mais facilidade 2

Tem gente que estuda exacerbadamente, mas que finaliza a maratona de estudos sem saber nada sobre o que foi estudado. A melhor forma de evitar essa sensação de vazio é por tirar dos livros o que é ensinado e buscar outras fontes de aprender a mesma coisa, só que de maneiras diferentes, como fazer o uso de filmes e músicas.


Aqui não estamos falando para você criar cantigas de decoreba sobre o assunto; a nossa recomendação é encontrar outros formatos de conteúdos que o ajudem a visualizar melhor o que foi ensinado. Para tornar ainda mais rico todo esse aprendizado, é sempre bom explicar para os amigos a sua opinião sobre o tema.


Confira também: Sem desculpas: Dicas para estudar inglês de graça



Quais os benefícios desse aprendizado?

 Como aprender com mais facilidade 2

Ficar em casa para estudar em vez de sair com os amigos, pode não parecer tão atrativo no início; por mais que tenhamos a consciência de que esse é um investimento a longo prazo, no momento, não conseguimos visualizar a vantagem. Esse é um problema comum e que acaba nos desmotivando: não entender o porquê estamos fazendo isso ou aquilo.


Ao estudar, em especial assuntos que você não tem afinidade, tente compreender os motivos desse “sofrimento momentâneo“. Por exemplo, “eu estou estudando porque quero passar no teste para a vaga dos meus sonhos e ter uma vida melhor”. Quando damos razões para as coisas, nossa motivação aumenta e superar os desafios fica ainda mais fácil.



Errar faz bem

 Como aprender com mais facilidade 4

Depois de concluir o estudo de algum tema, é importante sempre testar seus conhecimentos. Você pode acessar quiz disponíveis na internet ou então, montar o seu próprio - que é muito mais divertido e imersivo. Tente sempre delimitar um tempo para concluir esses testes, pois isso vai estimular a sua capacidade de raciocinar rápido sobre o assunto.


Sabemos que não é legal errar, mas é como diz o ditado: é errando que se aprende. Ao errar, nós não só ficamos mais espertos quanto aquilo que nos fez tropeçar, como provoca em nós emoções marcantes, que nos fazem memorizar o que foi aprendido. Aliás, para que possamos aprender algo é fundamental que exista a presença de emoções marcantes; tanto erros como acertos provocam essas sensações, então não deixe de fazer testes para assimilar ainda mais algo novo.



Não aceite a primeira informação

 Como aprender com mais facilidade 5

Questionar além de proteger você de afirmações sem fundamento, o ajudam a conseguir entender mais fácil os assuntos. Não importa se o assunto parece óbvio, questionar até observar que não há nada mais que não faça sentido, evita que dúvidas futura possam surgir.


A vantagem de estudar com mais pessoas e levar o que você está aprendendo a outros que dominam o tema, ajuda no debate saudável. Quem decide fazer pós-graduação ou MBAs consegue tirar bastante proveito desse método de aprendizado, pois tem acesso a professores e especialistas em variados assuntos e que podem contribuir ricamente para que você tenha mais facilidade em aprender.



E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades




Notícias relacionadas

30/04/2019

Como aprender com mais facilidade


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar