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Saiba como aplicar a logística reversa com qualidade

09/03/2016 Por: Editorial Dom Bosco

Saiba como aplicar a logística reversa com qualidade

Enquanto a logística é o processo de entregar o produto ao cliente de forma rápida com custos reduzidos, a logística reversa segue o caminho oposto, isto é, o produto sai do ponto de consumo para o ponto de origem. Um exemplo muito comum é a devolução de um item por parte do consumidor, seja porque o produto não o agradou ou porque apresenta algum defeito.


 
 
Embora as empresas não tenham como objetivo aplicar a logística reversa, ela é uma situação comum de negócios que envolvem venda e cliente. Dominar estratégias de aplicação da prática é importante, uma vez que são grandes as chances de usá-la e a sua empresa deve estar preparada. Para aplicar a logística reversa com qualidade, é necessário seguir algumas regras:



 
 
Política de devolução e trocas
 
Primeiramente, é necessário definir uma política clara das condições para troca e devolução, pois a cada vez que um cliente desejar trocar algum produto, uma situação diferente surgirá. A política deve dizer respeito às condições e prazos, sempre respeitando os direitos do consumidor. Dessa forma, o cliente se sentirá mais seguro e a confiança no seu comércio vai aumentar.

 
 
 
Crie um protocolo para devolução e trocas
 
Enquanto a política de devolução serve para que o consumidor seja informado em quais casos ele está autorizado a trocar ou devolver um produto, o protocolo ajuda a equipe a agir da forma correta. O protocolo deve orientar os funcionários, desde o atendimento até à gestão, cada etapa que deve ser cumprida para que o processo de devolução seja feito no menor tempo possível.


 
 
 
Atendimento eficiente
 
A logística reversa de qualidade também implica em manter os clientes satisfeitos e, por isso, torna-se importante oferecer um atendimento de qualidade. Crie um SAC que permite que os consumidores possam explicar rapidamente a situação para, assim, efetuar a devolução ou troca de forma imediata.



 
 
Bom controle financeiro e de estoque
 
Quando uma pessoa devolve um item definitivamente, ela precisará ser reembolsada de acordo com a política de devolução da empresa. Por isso, é importante ter um bom controle financeiro para que a empresa possa realizar tal ação, sem que isso afete o negócio. Já para trocas, é necessário que haja uma disponibilidade mínima de estoque para que o consumidor possa ter opção de escolha, diminuindo as chances de reembolso.


 
 
Seguindo essas estratégias fundamentais, sua empresa consegue reduzir custos, aumentar a satisfação dos clientes e melhorar sua imagem. Quer aprender mais sobre logística? Então, conheça os cursos de MBA online em Gestão em Logística do Dom Interativo.
 
 
 
 
 Com informações de E-commerce Brasil
 
 
 


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