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Saiba como é a estrutura de uma carta de apresentação em inglês

07/08/2015 Por: Vanessa Cagliari
Saiba como é a estrutura de uma carta de apresentação em inglês

Após darmos dicas de como escrever um e-mail formal em inglês, agora é a vez de abordar como deve ser elaborada uma carta de apresentação em inglês. A carta de apresentação tem a função de ajudar no marketing pessoal do candidato à vaga de emprego, pois ela descreve, de maneira resumida, sua trajetória profissional e algumas habilidades e competências que podem ser fatores de destaque na entrevista. Para descobrir como é a estrutura ideal da carta, conversamos com os professores de inglês Maíra Marins da Silva e Robson Paes Pina Fernandes da escola InC Inglês Corporativo. Confira a explicação dos especialistas e anote:

 
 
Para redigir uma boa carta de apresentação em inglês, é importante estar ciente do porquê uma empresa a requisita. Ao solicitar o envio da mesma, espera-se poder verificar sua capacidade argumentativa, sua habilidade de escrita, como você pode contribuir para o crescimento e sucesso da empresa contratante e o quão interessado você está na vaga oferecida.

 
Focando a estrutura, caso você entregue a carta impressa, inicie com suas informações pessoais centralizadas no topo da página e dispostas uma abaixo da outra:

 
-Endereço;

-Cidade, estado, CEP;

-Número de telefone;

-Endereço de e-mail.

 
No entanto, caso envie por e-mail, essas informações serão escritas logo abaixo do seu nome ao final do texto. A carta de apresentação segue o padrão do gênero, assim, é importante colocar a data de envio alinhada à margem esquerda. Após essa informação, inclua os dados do destinatário também alinhados à esquerda conforme abaixo:

 
-Mr./Ms./Dr. Primeiro e último nome;

-Posição;

-Nome da empresa;

-Endereço;

-Cidade, Estado, CEP.

 
Inicie o seu texto com uma saudação: "Dear Mr. / Ms. / Dr." e o último nome. Atente para a linguagem utilizada, seja formal, cordial e não redija uma carta com mais de quatro parágrafos; ela será responsável por convencer o leitor a analisar o seu currículo. Seu documento deve explicar porque você está enviando seu CV, para se candidatar a vaga X, por exemplo. Diga especificamente como você obteve conhecimento da oportunidade de emprego. Chame atenção para aspectos da sua formação profissional e acadêmica que sejam relevantes para a vaga pretendida. Enfoque como você pode contribuir para a empresa.


 
Mostre-se interessado e motivado. Muitos candidatos finalizam suas cartas com frases como "I am looking forward to hearing from you", demonstrando que aguardam o retorno das empresas. Contudo, há a possibilidade de se oferecer para contatá-los em um tempo hábil especificado no texto. Não esqueça de colocar-se à disposição para esclarecimentos e de agradecer pela disponibilidade e consideração do destinatário. Encerre com "Sincerely".


 
Caso o documento seja impresso, assine de próprio punho acima do seu nome digitado. Tal procedimento não é possível em um e-mail, entretanto. Por isso, inclua seu nome completo e abaixo suas informações pessoais (conforme explicado acima) alinhadas à esquerda.



 
Maíra Marins da Silva e Robson Paes Pina Fernandes são professores de inglês graduados pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com certificação internacional pela Cambridge para ensino de língua inglesa.  Possuem vasta experiência em cursos de idiomas, escolas bilíngues e técnicas, além de ensino em empresas e tradução de textos. Sócios na empresa InC Inglês Corporativo, atuam no mercado do Rio de Janeiro com cursos in company, capacitando colaboradores de diversas áreas em língua inglesa, e serviços como versão de materiais em inglês, tradução e revisão de textos.

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